O impacto do TikTok na cultura do fast beauty: Consumo acelerado e desafios para as marcas
Palavras-chave:
Beleza, TikTok, Redes Sociais, Maquiagem, ConsumoResumo
O presente artigo visa analisar o modo como a rede social TikTok domina a indústria da beleza. É através das tendências criadas por usuários da plataforma que, o comportamento do consumidor é influenciado. Serão exploradas as expressões como “TikTok pretty” e vários hashtags que evidenciam a forma como os novos padrões estéticos impulsionam a crescente procura por produtos específicos, frequentemente associados à promessa de transformação visual. Apesar do crescimento de vozes críticas na plataforma, o fenómeno do Fear of Missing Out (FOMO) continua a alimentar um ciclo de consumo acelerado que beneficia economicamente as marcas, mas levanta questões preocupantes. Deste modo, o documento convida à reflexão sobre os impactos deste modelo de consumo impulsivo e questiona os limites éticos e sustentáveis do setor da beleza sob a influência das redes sociais.
Referências
Agence France-Presse ... (2025). Afp.com. https://www-pp.afp.com/pt/noticia/1331/tendencias-futuras-em-beleza-disponiveis-no-novo-relatorio-mundial-de-inovacao-em-beleza-da-nielseniq-niq-202409121915891
Alutaybi, A., Al-Thani, D., McAlaney, J., & Ali, R. (2020). Combating Fear of Missing Out (FoMO) on Social Media: the FoMO-R Method. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(17), 6128. https://doi.org/10.3390/ijerph17176128
Como o TikTok está influenciando a maneira como consumimos beleza em 2022. (n.d.). Vogue. https://vogue.globo.com/vogue-negocios/noticia/2022/10/como-o-tiktok-esta-influenciando-a-maneira-como-consumimos-beleza-em-2022.ghtml
Feng, H. (2024, April 1). “TikTok pretty”: Beauty is more of a public performance than ever. Campus Times. https://www.campustimes.org/2024/03/31/tiktok-pretty-beauty-is-more-of-a-public-performance-than-ever/
Innovation. (2025). Cosmetics Europe - the Personal Care Association. https://cosmeticseurope.eu/about-us/we-care/innovation
Lawlor, S. (2019, June 15). You’ve heard of fast fashion, but fast beauty is a thing too and the environmental risks can’t be ignored. Glamour UK. https://www.glamourmagazine.co.uk/article/what-is-fast-beauty
Magg. (2025). Gloss e batom mate. Esta novidade da NYX é um 2 em 1 e pode ser o próximo queridinho do TikTok. Magg. https://magg.sapo.pt/beleza/artigos/gloss-e-batom-mate-esta-novidade-da-nyx-e-um-2-em-1-e-pode-ser-o-proximo-queridinho-do-tiktok
Nigro, A. R., Osman, A., Saal, R. C., & Smith, R. J. (2024). Information Regarding Dermatology as Seen on Social Media Platform TikTok (Preprint). JMIR Dermatology. https://doi.org/10.2196/59597
Spotify. (2025). The Cosmetics Business Podcast. https://open.spotify.com/episode/7BEudGzBQZWlTUcGqd4Kn2?si=NidTtjumR46gLhzQdLq6Qg
Tamanho do mercado de maquiagem, participação, tendências | Relatório de Crescimento [2032]. (2025). Fortunebusinessinsights.com. https://www.fortunebusinessinsights.com/pt/makeup-market-102587
U.S.: cosmetics & personal care TV ad spending | Statista. (2021). Statista. https://www.statista.com/statistics/1356116/cosmetics-personal-care-ad-spend-tv-united-states/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 The Trends Hub

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.