Do gatekeep à fama: O impacto do marketing digital no sucesso musical
Palavras-chave:
Marketing Digital, Indústria Musical, Plataformas de Streaming, Redes Sociais, Transformação Digital, Futuro da MúsicaResumo
Ao longo das últimas décadas, temos assistido a uma revolução acelerada das tecnologias e da adoção dos canais digitais que gradualmente tendem a substituir os meios tradicionais. Diante desse cenário, qualquer setor ou indústria teve duas opções: resistir à mudança com o risco de se tornar obsoleta ou evoluir e digitalizar. A indústria da música não foi exceção. Este artigo explora a evolução da indústria musical na era digital, desde a transição do modelo tradicional até à ascensão das plataformas de streaming e redes sociais como motores de promoção. São analisadas as novas estratégias de marketing adotadas pelos artistas e o impacto das novas tecnologias na forma como a música é produzida, distribuída e consumida. A discussão demonstra as novas oportunidades da era digital, mas também alerta para desafios como a concentração algorítmica, a superficialidade artística e crescente pressão sobre os artistas.
Referências
AFP. (2011). Vídeo de Justin Bieber é o mais assistido no Youtube. A TARDE. Recuperado de: https://atarde.com.br/cultura/video-de-justin-bieber-e-o-mais-assistido-no-youtube-117365
Amazon Ads. (s.d.). O que é o marketing interativo? Três exemplos de criativos. Recuperado de: https://advertising.amazon.com/pt-br/library/guides/interactive-marketing
Amazon Ads. (s.d.). O que é o marketing omnicanal? Definição, exemplos e dicas. Recuperado de: https://advertising.amazon.com/pt-br/library/guides/omnichannel-marketing
Azevedo, R. (2023, 14 agosto). Pré-Save – o que é, pra que serve, os prós e os contras. – Por Dentro do Streaming. Recuperado de: https://pordentrodostreaming.com/blog/streaming/pre-save-o-que-e-pra-que-serve-os-pros-e-os-contras/
Berenguer, G. (2017). A Indústria da Música. Linkedin. Recuperado de: https://www.linkedin.com/pulse/ind%C3%BAstria-da-m%C3%BAsica-guilherme-berenguer/
Billboard Brasil. (2025). Estudo mostra influência do TikTok nas paradas musicais globais. Recuperado de: https://billboard.com.br/estudo-mostra-influencia-do-tiktok-nas-paradas-musicais-globais/
Cialdini, R. B. (2009). Influence: The psychology of persuasion (Revised edition). Harper Business. Recuperado de: https://ia800203.us.archive.org/33/items/ThePsychologyOfPersuasion/The%20Psychology%20of%20Persuasion.pdf
Hesmondhalgh, D. (2013). The Cultural Industries (3rd ed.). SAGE Publications. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/261554803_The_Cultural_Industries_3rd_Ed
IFPI. (2025). Global Music Report. Recuperado de: https://globalmusicreport.ifpi.org/
King., A. (2021, 10 março). Kings of Leon Generates Nearly $2 Million From NFT Album Sales. Digital Music News. Recuperado de: https://www.digitalmusicnews.com/2021/03/10/kings-of-leon-nft-album-sales/
Kotler P., Kartajaya, H., Setiawan, I. (2016). Marketing 4.0: Do Tradicional ao Digital. Wiley. Recuperado de: https://www.drnishikantjha.com/booksCollection/Marketing%204.0_%20Moving%20from%20Traditional%20to%20Digital%20(%20PDFDrive%20).pdf
Kotler P., Kartajaya, H., Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade. Sextante. Recuperado de: https://esotti.com/wp-content/uploads/2024/06/PDF-Livro-Marketing-5.0-Phillip-Kotler-blog-esotti.com_.pdf
Kotler, P. & Keller, K. L. (1999). Administração de Marketing: A edição do novo milénio. Prentice Hall. Recuperado de: https://arquivojonas.wordpress.com/wp-content/uploads/2021/02/admmkt-kotler-e-keller-14ed-2012.pdf
Mancilla, A. (2022, 12 setembro). How Harry Styles Has Utilized Unique Marketing To Grow His Fanbase. Hollywood Branded. Recuperado de: https://blog.hollywoodbranded.com/how-harry-styles-has-utilized-unique-marketing-to-grow-his-fanbase
Monteiro, B. D. S. (2022). A Indústria Musical na Era Digital (Master's thesis). Recuperado de: https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/102656/1/BeatrizSMonteiro_Vers%C3%A3oFinal%20%282%29.pdf
Mulligan, M. (2015). Awakening: The Music Industry in the Digital Age. CreateSpace Independent Publishing Platform.
Novais, A. S. O. (2018). Perspetivas e práticas de marketing do empreendedor musical: contributos para o desenvolvimento do negócio dos músicos emergentes (Master's thesis, Universidade do Minho (Portugal)). Recuperado de: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/55434/1/Tese%2B-%2BAna%2BNovais.pdf
Ogden, J. R., Ogden, D. T., & Long, K. (2011). Music marketing: A history and landscape. Journal of Retailing and Consumer Services, 18(2), 120-125. Recuperado de: https://www.academia.edu/download/39184632/Music_marketing__A_history_and_landscape.pdf
Passman, D. (2023). All You Need to Know About the Music Business. 11th Edition. Recuperado de: https://static.fnac-static.com/multimedia/PT/pdf/9780241302064.pdf
Peters, Z., & Cartwright, P. (2023). A Perspective on NFTs in the Arts-and-Music Industry. International Journal of Music Business Research, 12(2), 57-77. Recuperado de: https://intapi.sciendo.com/pdf/10.2478/ijmbr-2023-0006
Santos, A., Faustino, G., Souza, I., Oliveira, I., & Maciel, I. (2023). O impacto das estratégias de marketing digital no cenário musical.Zeitz MOCAA [@zeitzmocaa]. (2018, November 26).
Recuperado de: https://ric.cps.sp.gov.br/bitstream/123456789/18493/1/marketing_2023_2_santos_impacto_estrategias_marketing_digital_cenario_musical.pdf
Scott, D. (2025, 8 janeiro). Lessons From Billie Eilish’s ‘Close Friends’ Strategy. super specific. Recuperado de: https://superspecific.co.uk/updates/lessons-from-billie-eilishs-close-friends-strategy
SP outdoor. (2024, 30 setembro). Outdoor na Era do Marketing Digital: Como Integrar Mídias OOH e Online com Sucesso. Recuperado de: https://www.spoutdoor.com.br/blog/midia-ooh/outdoor-na-era-do-marketing-digital-como-integrar-midias-ooh-e-online-com-sucesso/
Steele, A. (2025, 17 janeiro). The Playlist Power Broker Who Makes or Breaks New Artists. The Wall Street Journal. Recuperado de: https://www.wsj.com/arts-culture/music/spotify-playlist-sulinna-ong-algorithm-7835e0ac
Suhr, H. (2012). Understanding the Hegemonic Struggle between Mainstream vs. Independent Forces: the Music Industry and Musicians in the Age of Social Media. The International Journal of Technology, Knowledge and Society. 7(6), pp. 123-136. https://doi.org/10.18848/1832-3669/CGP/v07i06/56248
Tschmuck, P. (2021). The Economics of Music. Springer. https://doi.org/10.1017/9781788214292
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 The Trends Hub

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.