A música como estratégia de comunicação
Palavras-chave:
Música, Publicidade, Comunicação, Emoção, Memória, ConsumoResumo
A música tem vários poderes, entre eles os mais conhecidos, como a influência que tem nas emoções e estar associada a memórias. Contudo, é também uma forma estratégica de comunicação e uma ponte para manipular o comportamento do consumidor. Neste artigo é analisada a forma como a música constitui um elemento comunicacional, tendo em vista, o seu papel na construção de identidade das marcas e na lembrança de mensagens publicitárias. A metodologia é baseada na revisão da literatura sobre música, comunicação e psicologia do consumidor, utilizando campanhas icónicas com a da Dacia Duster, Hellmann’s, Pingo Doce, e Pepsi, para investigar a influência da música na sua intenção de compra. O estudo explora como as marcas se aproveitam da capacidade da música de captar atenção e evocar emoções, para reforçar a sua identidade e destaca a importância da combinação da música com a mensagem publicitária.
Referências
Lima, F. D. (2015). A influência da música na experiência da arte: Emoções, recordações e intenções de consumo. ProQuest Dissertations & Theses. https://www.proquest.com/openview/4eb8d7ba5ff2950ff2510a78cd6fe606/1?cbl=2026366&diss=y&pq-origsite=gscholar
Agostinho, P. F. L. (2013). Marketing de experiências: Comunicar emoções e sensações através de experiências de consumo: Caso Biosotis. ProQuest Dissertations & Theses. https://www.proquest.com/openview/0cbd0c57a7665b64777fea5be85ad58a/1?cbl=2026366&diss=y&pq-origsite=gscholar
Renner, V. de S. (2018). A música como ferramenta de marketing: Memória e atitude do consumidor [Dissertação de Mestrado, Universidade do Porto]. ProQuest Dissertations & Theses Global. https://www.proquest.com/openview/b98d36e5c2b7896cecff822e19ff1711/1?cbl=2026366&diss=y&pq-origsite=gscholar
North, A. C., & Hargreaves, D. J. (2012). The influence of background music on consumer behavior. Journal of Retailing and Consumer Services, 19(5), 505–509. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0969698912000732?casa_token=kyerP514iQwAAAAA:BFe8IxDQ6ZfQdtWuG_8XBGwxjW0LgPwKkwtP8Gf0tScpXngkTKwP1X_ZffLjkUl1gklmCTIxEFoQ
Gujral, A. (2006). Impact of music on consumer behavior in a retail environment (Dissertação de mestrado). MICA (Mudra Institute of Communications, Ahmedabad). https://www.proquest.com/openview/158d7f8e73954e8996a567b2e5355e01/1?cbl=2026366&diss=y&pq-origsite=gscholar
Boltz, M. G. (2004). The cognitive processing of film and musical soundtracks. Memory & Cognition, 32(7), 1194-1205. https://link.springer.com/article/10.3758/BF03196892
Levitin, D. J. (2006). This is Your Brain on Music: The Science of a Human Obsession. Dutton. https://books.google.pt/books?hl=pt-PT&lr=&id=uEzWSV84e_0C&oi=fnd&pg=PA1&dq=This+is+Your+Brain+on+Music:+The+Science+of+a+Human+Obsession.+&ots=rMrVgXVPNV&sig=6mftsdzBiAM0RfrQdes7GdXZQ8U&redir_esc=y#v=onepage&q=This%20is%20Your%20Brain%20on%20Music%3A%20The%20Science%20of%20a%20Human%20Obsession.&f=false
Lotze, M., & Birbaumer, N. (2005). Neuroscience of music and emotion. In R. J. Davidson, K. R. Scherer, & H. H. Goldsmith (Eds.), Handbook of Affective Sciences (pp. 609-628). Oxford University Press. https://www.researchgate.net/profile/Martin-Lotze/publication/254342023_Neuroscience_of_music_and_emotion/links/00463525ceb9794be3000000/Neuroscience-of-music-and-emotion.pdf
Sloboda, J. A., & Juslin, P. N. (2010). Psychological perspectives on music and emotion. In P. N. Juslin & J. A. Sloboda (Eds.), Handbook of music and emotion: Theory, research, applications (pp. 71-104). Oxford University Press. https://scholar.google.com/scholar?hl=pt-PT&as_sdt=0%2C5&q=Sloboda%2C+J.+A.%2C+%26+Juslin%2C+P.+N.+%282010%29.+Psychological+perspectives+on+music+and+emotion.+In+P.+N.+Juslin+%26+J.+A.+Sloboda+%28Eds.%29%2C+Handbook+of+music+and+emotion%3A+Theory%2C+research%2C+applications+%28pp.+71-104%29.+Oxford+University+Press.+&btnG=
Bruner, G. C. (1990). Music, mood, and marketing. Journal of Marketing, 54(4), 94–104. https://doi.org/10.2307/1251762
Gorn, G. J. (1982). The effects of music in advertising on choice behavior: A classical conditioning approach. Journal of Marketing, 46(1), 94–101. https://doi.org/10.2307/1251163
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 The Trends Hub

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.