A responsabilidade social no desporto vale mais do que títulos?

Autores

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Empresarial, Desporto, Futebol, Comunidade, Impacto Social

Resumo

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é um fator cada vez mais determinante no desporto, influenciando a reputação dos clubes, a fidelização dos adeptos e o crescimento sustentável. No entanto, a sua implementação varia. Enquanto os grandes clubes dispõem de mais recursos para investir em ações socialmente responsáveis, os mais pequenos compensam a sua falta com uma ligação emocional única com a sua comunidade. Hoje, a grandeza do desporto não se mede apenas por títulos, mas pela capacidade de gerar valor social duradouro, fortalecendo comunidades e promovendo um desporto mais responsável e sustentável. Neste artigo, analisam-se oportunidades e desafios da RSE no desporto, com especial foco no futebol, explorando estratégias eficazes através da análise de casos reais e examina-se como diferentes clubes fazem da RSE um pilar essencial, gerando impacto dentro e fora das quatro linhas. Os resultados podem orientar clubes na adoção de abordagens mais eficazes para com a responsabilidade social.

Referências

Babiak, Kathy & Wolfe, Richard. (2006). More than just a game? Corporate social responsibility and Super Bowl XL. Sport Marketing Quarterly. 15. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/265529787_More_Than_Just_a_Game_Corporate_Social_Responsibility_and_Super_Bowl_XL_More_Than_Just_a_Game_Corporate_Social_Responsibility_in_Super_Bowl_XL

Europeia, C. (2001). Promover um quadro europeu para a responsabilidade social das empresas. Livro Verde. Recuperado de: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52001DC0366&from=PT

FC Barcelona. (n.d.). FC Barcelona Foundation and UNICEF join forces in support of children with disabilities. FC Barcelona. Recuperado de: https://www.fcbarcelona.com/en/news/830253/fc-barcelona-foundation-and-unicef-join-forces-in-support-of-children-with-disabilities

Filizöz, B., & Fişne, M. (2011). Corporate social responsibility: A study of striking corporate social responsibility practices in sport management. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 24, 1405-1417. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2011.09.062

Fundação do Futebol. (n.d.). A Fundação. Recuperado de: https://fundacaodofutebol.ligaportugal.pt/a-fundacao/

Hamil, S., Walters, G., & Watson, L. (2010). The model of governance at FC Barcelona: balancing member democracy, commercial strategy, corporate social responsibility and sporting performance. Soccer & Society, 11(4), 475–504. https://doi.org/10.1080/14660971003780446

Magalhães, P. M. A. P. C. D. (2011). Percepções e práticas de responsabilidade social empresarial no futebol profissional português: o caso dos três grandes (Master's thesis). Recuperado de: http://hdl.handle.net/10071/2843

OCDE (2001). Responsabilidade Social Corporativa: Parceiros para o Progresso, Desenvolvimento Econômico e de Emprego Local (LEED). OECD Publishing, Paris. https://doi.org/10.1787/9789264194854-en

Smith, A. C. T., & Westerbeek, H. M. (2007). Sport as a Vehicle for Deploying Corporate Social Responsibility. The Journal of Corporate Citizenship, 25, 43–54. Recuperado de: http://www.jstor.org/stable/jcorpciti.25.43

Sport Lisboa e Benfica. (n.d.). Fundação Benfica. Recuperado de: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/instituicao/fundacao-benfica/irs

Downloads

Publicado

09-06-2025

Como Citar

Tavares Mendes 2211219, P. (2025). A responsabilidade social no desporto vale mais do que títulos?. The Trends Hub, 1(5). Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/6248

Edição

Secção

Artigos