Redes sociais no streaming: HBO Max e Netflix na construção de comunidades
Palavras-chave:
Streaming, Redes Sociais, Comunicação digital, HBO Max, Netflix, EngajamentoResumo
A ascensão das plataformas de streaming substituiu os meios tradicionais como fonte dominante de entretenimento. Neste novo ecossistema digital, as redes sociais tornaram-se ferramentas essenciais para fomentar a proximidade entre marcas e os seus utilizadores. Este artigo analisa de que forma a Netflix e a HBO Max utilizam as redes sociais para construir comunidades de fãs e promover o engagement, através de estratégias centradas na experiência do utilizador. A análise baseia-se em dois casos práticos: House of the Dragon e Stranger Things, que exploraram a participação ativa dos fãs através de colaborações e eventos interativos. O contributo deste artigo consiste na demonstração de como os utilizadores podem passar de consumidores passivos a promotores das marcas.
Referências
Adams, E. (2023, 23 de maio). What’s new on Max? Everything to know about the streaming service’s relaunch. Vulture. Recuperado de: https://www.vulture.com/article/whats-new-on-max-streaming-service-hbo- max-relaunch.html
Afilio. (2022, 10 de agosto). A Casa do Dragão: O que o spin-off ensina sobre branding. Recuperado de: https://afilio.com.br/casa-do-dragao-oque-o-spin-off-ensina-sobre-branding/
Anderson, C. (2006). The long tail: Why the future of business is selling less of more. Hyperion. Recuperado de: https://dl.motamem.org/long_tail_chris_anderson_motamem_org.pdf
Burroughs, B. (2018). House of Netflix: Streaming media and digital lore. Popular Communication, 16(1), 21–30. https://doi.org/10.1080/15405702.2017.1343948
Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2019). Digital Marketing (7th ed.). Pearson Education. Recuperado de: https://elibrary.pearson.de/book/99.150005/9781292241586
Dataísmo. (2022, 29 de agosto). Case de marketing: Duolingo e House of the Dragon (HBO). Recuperado de: https://dataismo.com.br/case-duolingo-e-a-lingua-da-serie-house-of-the-dragon-hbo/
Datta, H., Knox, G., & Bronnenberg, B. J. (2018). Changing their tune: How consumers’ adoption of online streaming affects music consumption and discovery. Marketing Science, 37(1), 5–21. https://doi.org/10.1287/mksc.2017.1051
Entrepreneur. (2018, 26 de outubro). 11 supernatural ways Stranger Things has turned marketing upside down. Recuperado de: https://www.entrepreneur.com/growing-a-business/11-supernatural-ways-stranger-things- has-turned-marketing/307086
Fandom. (n.d.). Stranger Things Day. Stranger Things Wiki. Recuperado de: https://strangerthings.fandom.com/wiki/Stranger_Things_Day
FashionNetwork. (2022, 28 de junho). Champion x Stranger Things: Nova coleção colaborativa com a Netflix. Recuperado de: https://pt.fashionnetwork.com/news/Champion-x-stranger-things-nova-colecao- colaborativa-com-a-netflix,1350937.html
Instituto Superior Técnico. (n.d.). História da Netflix. Recuperado de: https://web.ist.utl.pt/ist182075/netflix/historia.html Jenkins, H. (2006). Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. New York: NYU Press.
Recuperado de: https://nyupress.org/9780814742952/convergence-culture/
Kaplan, A. M., & Haenlein, M. (2010). Users of the world, unite! The challenges and opportunities of social media. Business Horizons, 53(1), 59–68. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2009.09.003
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2010). Marketing 3.0: From products to customers to the human spirit. John Wiley & Sons. Recuperado de: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/book/10.1002/9781118257883
Kotler, P., & Keller, K. L. (2024). Administração de Marketing (16.ª ed.). Lisboa: Lusodidacta. Recuperado de: https://lusodidacta.pt/catalogo/1578-administracao-de-marketing-16-edicao
Martins, C. (2022). Comunicação estratégica da Netflix: O engajamento nas redes sociais como ferramenta de branding [Trabalho de Conclusão de Curso, PUCRS]. Repositório PUCRS. Recuperado de: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/26171/1/2022_2_CASSIANO%20MARTINS_T CC.pdf
Netflix. (2024, 14 de março). Stranger Things: The Experience leva o Mundo Invertido para São Paulo. Recuperado de: https://about.netflix.com/pt_br/news/stranger-things-the-experience-brings-the-upside-down-to- sao-paulo-this
NIT. (2019, 18 de junho). Nike vai ter coleção dedicada a “Stranger Things”.
Recuperado de: https://www.nit.pt/compras/moda/nike-vai-ter-colecao-dedicada-stranger-things
O Antagonista. (2023, 9 de janeiro). A história da Netflix. Recuperado de: https://oantagonista.com.br/entretenimento/a- historia-da-netflix/
Pine, B. J., & Gilmore, J. H. (1999). The Experience Economy: Work Is Theater & Every Business a Stage.
Harvard Business School Press. Recuperado de: https://www.hbs.edu/faculty/Pages/item.aspx?num=27359
Product Minds. (n.d.). Case Study: HBO Max. Recuperado de: https://www.productminds.io/case-study/casestudyhbomax Santaella, L. (2003). Culturas e artes do pós-humano: Da cultura das mídias à cibercultura. Paulus.
Recuperado de: https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistafamecos/article/view/3229
Silva, M. R. (2023). Netflix: Um estudo sobre a relação entre o conteúdo publicado nas redes sociais e o engagement gerado [Dissertação de Mestrado, Universidade do Porto]. Repositório Aberto. Recuperado de: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/163491/2/698342.pdf
Smith, M. D., & Telang, R. (2016). Streaming, sharing, stealing: Big data and the future of entertainment.
MIT Press. Recuperado de: https://mitpress.mit.edu/9780262536347/streaming-sharing-stealing/
Soares, M. G. M. (2021). Análise do uso das redes sociais como canal de comunicação entre Netflix e seus seguidores [Trabalho de Conclusão de Curso, PUC-Rio]. Maxwell. Recuperado de: https://www.maxwell.vrac.puc- rio.br/67739/67739.PDF
Spangler, T. (2024, 21 de março). ‘House of the Dragon’ promo campaign includes AI ‘Raise Your Banners’ poster generator for fans. Variety. Recuperado de: https://variety.com/2024/tv/news/house-of-the-dragon-raise- your-banners-ai-poster-generator-1236029558/
TecMundo. (n.d.). Netflix: tudo sobre a plataforma de streaming. Recuperado de: https://www.tecmundo.com.br/netflix Torres, C. (2009). A Bíblia do Marketing Digital. São Paulo: Novatec Editora. 4 Company.
Recuperado de: https://novatec.com.br/livros/biblia-do-marketing-digital/
V4 Company. (2022, 24 de agosto). House Of The Dragon: O que esse lançamento nos ensina sobre marketing. Recuperado de: https://v4company.com/marketing-digital/house-of-the-dragon-estr ategias-de- marketing
Vieira, F. D. M. (2021). As estratégias de comunicação da Netflix Brasil e o engajamento do público nas redes sociais da internet [Trabalho de Conclusão de Curso, UNESP]. ResearchGate. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/356490232_As_estrategias_de_comunicacao_da_Netflix_brasil_e_o_engajamento_do_publico_nas_redes_sociais_da_Internet
Wikipédia. (2024, 13 de março). Cauda longa. Wikipédia. Recuperado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cauda_longa
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 The Trends Hub

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.