Impacto dos escândalos empresariais e o papel do marketing na reconstrução da reputação

Autores

Palavras-chave:

Escândalos Empresariais, Marketing, Comunicação de Crise, Reputação Corporativa, Gestão de Crise

Resumo

No cenário em que nos encontramos atualmente de crescente vigilância social e rapidez na disseminação das informações, é urgente e crucial que as empresas saibam dar resposta e solução às crises e imprevistos que surgem ou até que as próprias criam. Sendo a reputação um dos recursos mais vulneráveis das empresas, exige que lhe sejam alocadas estratégias tais como a comunicação transparente, storytelling industrial, ações de responsabilidade social corporativa ou até mesmo rebranding. Vai ser explorado como o marketing, aliado à liderança, cultura organizacional e responsabilidade social, pode atuar de forma eficaz na gestão de crises e na apaziguação de conflitos. O artigo conclui que a reconstrução da reputação exige compromisso ético, coerência entre discurso e prática, e uma mudança estrutural na forma como as empresas se relacionam com a sociedade. O marketing, nesse processo, deve ser visto como catalisador de transformação e reconquista da confiança pública.

Referências

Andrade, W. P. (2007). Gestão de crise: reflexão e abordagem na visão do marketing. Recuperado de: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/1516/2/20419614.pdf

Clemente, M., & Gabbioneta, C. (2017). How does the media frame corporate scandals? The case of German newspapers and the Volkswagen diesel scandal. Journal of Management Inquiry, 26(3), 287-302. Recuperado de: https://journals.sagepub.com/doi/epub/10.1177/1056492616689304

Claeys, A. S., & Cauberghe, V. (2012). Crisis response and crisis timing strategies, two sides of the same coin. Public relations review, 38(1), 83-88. Recuperado de: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0363811111001317?casa_token=1pznYBa6uEAAAAAA:wHgL1F3v2jv9imoaHrVv38RhFoyCrH4f9udWFwZ59c6G1hhgsdne3OHpZWwT76GNHNQha0J2BNw

Coombs, W. T. (2007). Protecting organization reputations during a crisis: The development and application of situational crisis communication theory. Corporate reputation review, 10(3), 163-176. Recuperado de: https://link.springer.com/article/10.1057/palgrave.crr.1550049

da Costa Bueno, W. (2018). Crise reputacional e comunicação de marca: a estratégia da Odebrecht para “lavar” a sua imagem. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, 25(2), 1-18. Recuperado de: https://www.redalyc.org/journal/4955/495557631003/495557631003.pdf

da Silva Neto, B. R. (2013). Comunicação corporativa e a reputação empresarial. GV-EXECUTIVO, 12(1), 22-26. Recuperado de: https://periodicos.fgv.br/gvexecutivo/article/view/20088

DecoProteste. (2018, janeiro). Dieselgate: 45% denunciam que o carro ficou pior após reparação da Volkswagen. Recuperado de: https://www.deco.proteste.pt/auto/carros-eletricos/noticias/dieselgate-45-denunciam-que-o-carro-ficou-pior-apos-reparacao-da-volkswagen

Ferreira, P. H. M. (2024). GERENCIAMENTO DE CRISES NO AMBIENTE EMPRESARIAL. Journal of Media Critiques, 10(26), e147-e147. Recuperado de: https://journalmediacritiques.com/index.php/jmc/article/view/147/104

Hills, M. (2021). Three years after ad controversy, struggling to win back China. CNN. Recuperado de: https://edition.cnn.com/style/article/dolce-gabbana-karen-mok-china/index.html

Painter, C., & Martins, J. T. (2017). Organisational communication management during the Volkswagen diesel emissions scandal: A hermeneutic study in attribution, crisis management, and information orientation. Knowledge and Process Management, 24(3), 204-218. Recuperado de: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/kpm.1544

Prado, E. (2020). Gestão de reputação: Riscos, crise e imagem corporativa. Aberje Editorial. Recuperado de: https://books.google.pt/books?hl=en&lr=&id=UYIEEAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA8&dq=marketing+crise+reputação&ots=uZu7eLKmfu&sig=b9xtlM3Gp4oEnl8KNzLXOUE8Zpk&redir_esc=y#v=onepage&q=marketing%20crise%20reputação&f=false

Ribeiro, I. C. (2023). A Importância da Comunicação Estratégica Para os Stakeholders, na Gestão de Crise e Reputação de uma Marca–O Caso SHEIN (Master's thesis, Universidade NOVA de Lisboa (Portugal)). Recuperado de: https://www.proquest.com/openview/281a6481a1809eb4e1595f07789f695d/1?cbl=2026366&diss=y&pq-origsite=gscholar

Downloads

Publicado

09-06-2025

Como Citar

Gabriel 2220859, M. (2025). Impacto dos escândalos empresariais e o papel do marketing na reconstrução da reputação. The Trends Hub, 1(5). Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/6243

Edição

Secção

Artigos