A nostalgia como estratégia de comunicação na moda: o retorno de tendências dos anos 90 e 2000

Autores

  • Bárbara Faria ISCAP Politécnico do Porto

Palavras-chave:

Nostalgia, Estratégia, Comunicação, Moda, Retorno, Tendências, Comportamento, Consumidor, Vintage

Resumo

Ao longo dos últimos anos, as empresas do setor da moda têm recuperado algumas tendências dos anos 90 e 2000, trazendo de volta estilos, cortes e modelos que definiram essas épocas. O retorno destas tendências não é apenas coincidência: as marcas utilizam a nostalgia como uma estratégia que se tem revelado eficaz, para criarem um vínculo emocional com o consumidor, e consequentemente despertarem o desejo de compra. Com base em exemplos de campanhas recentes, esta reflexão fará uma análise crítica desta tática, considerando o impacto da nostalgia como efeito persuasor no comportamento dos consumidores, os seus benefícios e os possíveis desafios que enfrenta na indústria da moda.

Referências

Ceccato, P., Salomão, L., & Gomez, R. (2012). A sociedade de hiperconsumo e as marcas de moda. Modapalavra e-periódico, (9), 116-132.

https://www.redalyc.org/pdf/5140/514053939010.pdf

Cochrane, L. (2025). Grab your logo sweatshirt – Gap is making a surprise fashion comeback. The Guardian.

https://www.theguardian.com/fashion/2025/mar/23/grab-logo-sweatshirt-gap-is-making-surprise-fashion-comeback

Cunha, T. R. A relevância da análise de tendências para a gestão de marcas pessoais (Doctoral dissertation).

https://ubibliorum.ubi.pt/entities/publication/431b5855-b488-417f-9177-c20efd7e1fcf

de Paula, T. B. (2018). Segunda mão: reúso e resignificação das roupas. CSOnline-Revista Eletrônica de Ciências Sociais, (28).

https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17514

Esquibias, L. (2025). Brooks Nader Brings Y2K Denim Trends Back to the Fashion Chat with New Hudson Jeans Collection (Exclusive). People

https://people.com/brooks-nader-teases-her-vintage-inspired-model-off-duty-collection-with-hudson-jeans-exclusive-11699402

Gonçalves, A. R. S. (2024). O Retro Está na Moda, Na Música e nas Estratégicas de Marketing: Estudo de Caso do Regresso dos DZRT (Master's thesis, Universidade NOVA de Lisboa (Portugal)).

https://run.unl.pt/bitstream/10362/169232/1/Mestrado_Ana_Silva_Gon%C3%A7alves.pdf

Hernandez, J. N. (2011). A nostalgia enquanto tendência de comportamento entre os jovens da geração Y.

https://lume.ufrgs.br/handle/10183/37563

Humana. (2023, maio 9). O Futuro é Vintage.

https://www.humana-portugal.org/2023/05/09/o-futuro-e-vintage/

Lourenço, P. (2023). O poder das redes sociais no ecossistema de consumo. Exame

https://visao.pt/exame/opiniao-exame/2023-07-06-o-poder-das-redes-sociais-no-ecossistema-de-consumo/

Mello, A. C. C. (2021). “Enjoei da pandemia”: uma análise do consumo de segunda mão durante o distanciamento social.

https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/16662

Downloads

Publicado

09-06-2025

Como Citar

Faria, B. (2025). A nostalgia como estratégia de comunicação na moda: o retorno de tendências dos anos 90 e 2000. The Trends Hub, 1(5). Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/6238

Edição

Secção

Artigos