O problema do excesso de informação nas iniciativas de Comunicação Integrada de Marketing

Autores

Palavras-chave:

Comunicação integrada de marketing, Excesso de informação, Resiliência, Economia da atenção

Resumo

Um facto curioso da atualidade: o consumidor médio é exposto diariamente a entre 4.000 e 10.000 mensagens publicitárias. Neste mar de estímulos, captar e manter a atenção tornou-se um dos maiores desafios para os profissionais de Comunicação Integrada de Marketing (CIM). Este artigo analisa o impacto do excesso de informação nas estratégias de CIM e propõe um modelo de flexibilidade e adaptação estratégica assente na resiliência organizacional. Com base no enquadramento teórico de Hamel e Välikangas (2003), são explorados os quatro desafios da resiliência — cognitivo, estratégico, político e ideológico — adaptando-os ao universo da comunicação de marketing. Através de casos reais e atuais, o estudo demonstra que a capacidade de antecipar mudanças, inovar e renovar continuamente é essencial para comunicar eficazmente numa era marcada pela sobrecarga de informação e pela economia da atenção.

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Publicado

09-06-2025

Como Citar

Nunes, M. (2025). O problema do excesso de informação nas iniciativas de Comunicação Integrada de Marketing. The Trends Hub, 1(5). Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/6229

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Artigos