O crescimento do deinfluencing: As marcas no novo cenário do marketing de influência
Palavras-chave:
Marketing de Influência, Deinfluencing, Consumo Consciente, Autenticidade, Estratégia Digital, Plataformas DigitaisResumo
Num cenário digital marcado pela saturação de conteúdos patrocinados e pela crescente desconfiança dos consumidores relativamente às marcas, emerge o fenómeno do Deinfluencing como resposta crítica ao consumo excessivo e impulsivo. Neste artigo, analisa-se a origem deste fenómeno, um movimento que questiona o consumo precipitado e que mete em causa o modelo e as táticas tradicionais do Marketing de Influência, ajudando a promover decisões de compra mais conscientes. Com base numa perspetiva crítica, são discutidas as causas do aparecimento do fenómeno em questão, o impacto nas estratégias de comunicação das marcas e o papel dos criadores de conteúdo neste novo cenário. A reflexão proposta destaca como este fenómeno pode representar não apenas uma tendência, mas uma evolução na forma como se constrói confiança, autenticidade e relevância no Marketing Digital.
Referências
303 London. (2023, Julho 25). The Power of Simplicity: How The Ordinary Captivated Millions. Recuperado de: https://www.303.london/blog/the-power-of-simplicity-how-the-ordinarys-marketing-captivated-millions
ABES. (2024, Setembro 3). Autenticidade e transparência na era digital: construindo uma identidade de marca confiável - IT Forum. Recuperado de: https://itforum.com.br/colunas/autenticidade-transparencia-era-digital/
Abidin, C. (2016). Visibility labour: Engaging with Influencers’ fashion brands and #OOTD advertorial campaigns on Instagram. Media International Australia, 161(1), 86–100. https://doi.org/10.1177/1329878X16665177/ASSET/12189EA3-0AD3-4DCF-8946-11AF08BEA3E6/ASSETS/IMAGES/LARGE/10.1177_1329878X16665177-FIG9.JPG
Baus, S. (2023, Março 10). Deinfluencing: Is This the End of Influencer Marketing? | NoGood. Recuperado de: https://nogood.io/2023/03/10/deinfluencing/
Cortex Intelligence. (2023, Maio 4). Influenciadores Digitais: qual o impacto para a reputação da marca. Recuperado de: https://www.cortex-intelligence.com/blog/influenciadores-digitais-qual-impacto-para-reputacao
Cruz, J. C. (2023, Maio 1). A evolução do marketing digital | LinkedIn. Recuperado de: https://www.linkedin.com/pulse/evolu%C3%A7%C3%A3o-do-marketing-digital-jo%C3%A3o-carlos-cruz/
EnTribe. (sem data). High-Quality Content and Scalable UGC | EnTribe. Recuperado de: https://www.entribe.com/
Estúdio Letras. (2024, Junho 28). (1) Desinfluência digital e a credibilidade perdida | LinkedIn. Recuperado de: https://www.linkedin.com/pulse/desinflu%C3%AAncia-digital-e-credibilidade-perdida-estudioletras-eztnf/
Extole. (2024, Julho 11). Glossier Marketing and The Value of Customer-Led Growth | Extole. Recuperado de: https://www.extole.com/blog/glossier-marketing-how-the-beauty-brand-used-word-of-mouth-to-shake-up-the-industry/
Fabric Academy. (sem data). The Art of Simplicity: How The Ordinary is Redefining Skincare. Recuperado de: https://fabric-academy.com/insights-tools/the-ordinary-marketing-strategy
Facebook. (2019, Fevereiro 6). Facebook IQ: How Instagram Boosts Brand and Drives Sales | Facebook IQ | Meta for Business. Recuperado de: https://www.facebook.com/business/news/insights/how-instagram-boosts-brands-and-drives-sales
Faithfull, M. (2023, Fevereiro 3). The New Phenom Of ‘Deinfluencing’ Is Changing Influencer Culture. Recuperado de: https://www.forbes.com/sites/markfaithfull/2023/02/03/could-the-tiktok-deinfluencing-backlash-topple-influencer-culture/
Forbes. (2025, Janeiro 16). The Top 5 Influencer Marketing Trends For 2025. Recuperado de:
Gogarty, J. (2024, Novembro 6). Meet the De-Influencers: TikTok Stars Who’ve Built a Brand on Buying Nothing | GQ. Recuperado de: https://www.gq.com/story/meet-the-de-influencers
Granato, P. S. (2023, Setembro 27). LinkedIn. Recuperado de: https://www.linkedin.com/pulse/evolu%C3%A7%C3%A3o-do-marketing-digital-paulo-s%C3%A9rgio-granato/
HavStrategy. (sem data). Marketing Strategy Of The Ordinary - HavStrategy. Recuperado de: https://www.havstrategy.com/marketing-strategy-the-ordinary/
Hetler, A. (2023, Março 2). Deinfluencing explained: Everything you need to know. Recuperado de: https://www.techtarget.com/whatis/feature/Deinfluencing-explained-Everything-you-need-to-know
House of Marketers. (2024, Agosto 18). The Ordinary Skincare Case Study: A Masterclass in Social Media Strategy. Recuperado de: https://www.houseofmarketers.com/the-ordinary-skincare-social-media-strategy-case-study/
Influencer Marketing Hub. (2025, Janeiro 30). Influencer Marketing Benchmark Report 2025. Recuperado de: https://influencermarketinghub.com/influencer-marketing-benchmark-report/
IPDT. (2023, Março 9). Já ouviu falar no movimento deinfluencing? Recuperado de: https://www.ipdt.pt/ja-ouviu-falar-movimento-deinfluencing-saiba-como-pode-impactar-turismo/
JCDecaux. (2024, Novembro 21). Marketing de influência: vale a pena? | JCDecaux Portugal. Recuperado de: https://www.jcdecaux.pt/inspiracao-insights/marketing-de-influencia-vale-pena
Leal, D. M. (2019, Maio 31). (1) O impacto da sobrecarga de informação no consumo de conteúdo e nas tomadas de decisões da sociedade moderna | LinkedIn. Recuperado de: https://www.linkedin.com/pulse/o-impacto-da-sobrecarga-de-informa%C3%A7%C3%A3o-consumo-conte%C3%BAdo-daniel-leal/
Mailchimp. (sem data). The Power of Deinfluencing: Redefining Marketing for Savvy Marketers | Mailchimp. Recuperado de: https://mailchimp.com/resources/what-is-deinfluencing/
Marketeer. (2023, Maio 5). De-influencing: o fim do Marketing de Influência ou a sua evolução? – Marketeer. Recuperado de: https://marketeer.sapo.pt/de-influencing-o-fim-do-marketing-de-influencia-ou-a-sua-evolucao/
Murgeira, R. (2024, Outubro 22). 94% dos consumidores valorizam reputação das marcas, diz estudo. Recuperado de: https://www.distribuicaohoje.com/customer-experience/consumidores-marcas/
Patel, N. (sem data). Marketing Boca a Boca: O Que é e Como Fazer na Sua Empresa. Recuperado de: https://neilpatel.com/br/blog/marketing-boca-a-boca/
Pietra, R. (2023, Outubro 12). O branding emocional na identificação do público-alvo. Recuperado de: https://www.bulldigital.co/importancia-branding-emocional-identificacao-publico-alvo
Ramos, M. (2023, Dezembro 14). Deinfluencing é nova tendência que reverte lógica de consumo: veja como - Revista Esquinas. Recuperado de: https://revistaesquinas.casperlibero.edu.br/cotidiano/deinfluencing-tendencia-quer-reverter-a-logica-de-consumo-desencorajando-as-compras/
Scott, B. (2024, Março 25). The surprising effect social media de-influencers might have on the environment : NPR. Recuperado de: https://www.npr.org/2024/03/25/1239897929/influencers-deinfluencing-tiktok-instagram-shopping-environment
Vogue. (2023, Dezembro 21). What Is Deinfluencing? Unpacking TikTok’s Unlikeliest Shopping Trend | Vogue. Recuperado de: https://www.vogue.com/article/what-is-deinfluencing
Yang, K., Menchaca, E., & Lizarraga, B. (2024a, Janeiro 6). AIS Electronic Library (AISeL) - Hawaii International Conference on System Sciences 2024 (HICSS-57): Unraveling the Role of Social Media Influencers’ Characteristics in Increasing Consumer CSR Engagement: A Perspective from Social Learning Theory. Recuperado de: https://aisel.aisnet.org/hicss-57/dsm/influencers/8/
Yang, K., Menchaca, E., & Lizarraga, B. E. (2024b). Unraveling the Role of Social Media Influencers’ Characteristics in Increasing Consumer CSR Engagement: A Perspective from Social Learning Theory. Recuperado de: https://hdl.handle.net/10125/106723
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 The Trends Hub

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.