Marketing sensorial: Como é que as marcas têm seduzido os teus sentidos?

Autores

Palavras-chave:

Marketing Sensorial, Sentidos, Experiência Multissensorial, Branding Emocional, Comportamento do Consumidor, Estratégias de Diferenciação

Resumo

Num mercado globalizado e competitivo, onde os consumidores estão cada vez mais expostos a estímulos semelhantes, torna-se essencial para as marcas criarem experiências diferenciadoras. Neste artigo, analisa-se de que forma o marketing sensorial - através da visão, audição, olfato, tato e paladar - pode ser utilizado estrategicamente para gerar vínculos emocionais duradouros com os consumidores e influenciar comportamentos de compra. Com base numa revisão teórica e na análise de casos práticos de marcas como Starbucks, Disney e McDonald’s, identificam-se oportunidades de diferenciação, fidelização e reforço da identidade de marca. O principal contributo deste artigo passa por uma reflexão crítica sobre as potencialidades da aplicação do marketing sensorial, especialmente no atual contexto digital, onde as marcas procuram reinventar a experiência do consumidor mesmo à distância.

Referências

Aguiar, A. (2024, Julho 10). Marketing Sensorial: Caso Starbucks | LinkedIn. https://www.linkedin.com/pulse/marketing-sensorial-caso-starbucks-andr%C3%A9- aguiar-elksf/

Ajinomoto. (sem data). Quais são os cinco gostos básicos? | Tudo sobre umami | Umami | Site Global do Grupo Ajinomoto - Alimente-se Bem, Viva Bem. Obtido 2 de Abril de 2025, de https://www.ajinomoto.com/pt/umami/why-is-umami-important-to-us

Boone, B. (2024, Novembro 7). «I’m Lovin’’ It": The History Of McDonald’s Most Popular Jingle». https://www.thetakeout.com/history-of-mcdonald-s-i-m-lovin-it-jingle- 1846400888/

Design Pra Valer. (2021, Janeiro 5). McDonald’s Análise Visual - Design Pra Valer - #AnaliseVisual #logo. https://designpravaler.com/mcdonalds-analise-visual/

Erenkol, A. D., & Merve, A. (2015). Sensory Marketing. Journal of Administrative Sciences and Policy Studies, 3(1). https://doi.org/10.15640/jasps.v3n1a1

Farhadi, S. (2017). Sensory Marketing: A Review and Introduction. https://doi.org/10.21634/SJAM.3.3.103107

Gargioni, A. (2023, Junho 30). Conheça a estratégia do McDonald’s para se tornar referência no mercado. https://v4company.com/blog/cases-de-marketing/estrategia-do- mcdonalds

Hussain, S. (2019). Sensory Marketing Strategies and Consumer Behavior: Sensible Selling Using All Five Senses. Em Article in International Journal of Business Strategy. https://www.researchgate.net/publication/337198711

Ibn-e-Hassan, & Iqbal, J. (2016). Employing Sensory Marketing as a Promotional Advantage for Creating Brand Differentiation and Brand Loyalty. Pakistan Journal of Commerce and Social Sciences, 10(3), 725–734.

Jornal de Cá. (2015, Novembro 17). Paladar humano deteta 5 sabores básicos – Jornal de Cá. https://jornaldeca.pt/paladar-humano-deteta-5-sabores-basicos/

Krishna, A. (2012). An integrative review of sensory marketing: Engaging the senses to affect perception, judgment and behavior. Journal of Consumer Psychology, 22(3), 332–351. https://doi.org/10.1016/J.JCPS.2011.08.003

Krishna, A., & Schwarz, N. (2014). Sensory marketing, embodiment, and grounded cognition: A review and introduction. Journal of Consumer Psychology, 24(2), 159–168. https://doi.org/10.1016/J.JCPS.2013.12.006

Oliveira, I. (2024, Maio 11). Marketing Sensorial: uma estratégia à prova de sentidos - Ontag. https://ontag.pt/marketing-sensorial-uma-estrategia-a-prova-de-sentidos/

Olyra. (sem data). Saiba o que é memória olfativa e sua relação com as emoções. Obtido 3 de Abril de 2025, de https://olyra.com.br/memoria-olfativa/

Ortegón-Cortázar, L., & Rodríguez, G. (2016). Gestión del marketing sensorial sobre la experiencia del consumidor. XXII(3), 67–83.

Rajain, P., & Rathee, R. (2017). Sensory Marketing-Investigating the Use of Five Senses. Em International Journal of Research in Finance & Marketing International Journal of Research in Finance and Marketing (IJRFM) (Vol. 7). http://euroasiapub.org/current.php

Silva, C. (2022). Comportamento do consumidor no marketing sensorial: Psicologia das Cores.

Starbucks. (sem data). Customer Experience: Meet Me at Starbucks. Obtido 2 de Abril de 2025, de https://about.starbucks.com/customer-experience/

Starbucks Reserve. (sem data). Starbucks Reserve. Obtido 2 de Abril de 2025, de https://www.starbucksreserve.com/

The PhD Princess. (2021). Science of Disney: Smellitizers — The PhD Princess. https://phdprincess.com/blog/disney-smells

Walt Disney Imagineering. (sem data). OUR STORY - Walt Disney Imagineering. Obtido 2 de Abril de 2025, de https://sites.disney.com/waltdisneyimagineering/our-story/

Downloads

Publicado

09-06-2025

Como Citar

Teixeira, B. (2025). Marketing sensorial: Como é que as marcas têm seduzido os teus sentidos?. The Trends Hub, 1(5). Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/6222

Edição

Secção

Artigos