O poder emocional e nostálgico: As estratégias das marcas para criarem conexões

Autores

Palavras-chave:

Emoções, Nostalgia, Marcas, Conexões, Relacionamentos, Comunicação

Resumo

As marcas utilizam diversas estratégias para se aproximarem do seu público, mas é ao criarem experiências autênticas e relevantes que conseguem estabelecer vínculos mais profundos. É necessário conhecer perfeitamente a audiência ao qual se direciona a mensagem, entender o que ela espera com a comunicação daquela marca, e, também, enquadrar fatores que influenciaram e continuam a influenciar os comportamentos do público, como o Covid-19 e as mudanças geracionais. Neste artigo, contextualizamos o mundo empresarial e a sua respetiva comunicação ao nível do marketing, e, posteriormente, apresentamos uma análise de campanhas emocionais e nostálgicas que revelam o poder de uma forte comunicação para as marcas se relacionarem com o seu público. Para além disso, ainda entregamos uma reflexão crítica sobre o poder emocional e nostálgico das marcas para criarem conexões, apresentando dois pontos de vista interessantes que fazem pensar.

Referências

Carvalho, J. de P., & Pires, L. (2023). Nostalgia Como Estratégia De Marketing E Sua Influência No Comportamento Do Consumidor. http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/2637

Continente. (2020, novembro 9). O Mundo Encantado dos Brinquedos | Continente [Video]. Youtube. https://youtu.be/UUXNF6mj9bs?si=x2FxpoPZNJDfg51-

Costa, C., & Maia, M. (n.d.). A dimensão emocional das campanhas publicitárias no turismo: Tu Podes, Visita Portugal. Retrieved March 31, 2025, from https://delaube.pt/seminario/wp-content/uploads/2024/01/Artigo-Cientifico_CarlaCosta_MargaridaMaia-1.pdf

EDP Portugal. (2016, junho 2). EDP 40 ANOS - versão de 35 segundos [Video]. Youtube. https://youtu.be/Zg-HzqjYdpo?si=x8M30fV1S0Tv76t_

Eslogan Magazine. (2016, junho 2). P&G 'Thank You, Mom' Campaign Ad: "Strong" (Rio 2016 Olympics) [Video]. Youtube. https://youtu.be/rdQrwBVRzEg?si=YdagJE2R9rH4eMeF

Henriques, F. M., & Suarez, M. C. (2021). Nostalgia como prática? Relendo a pesquisa sobre nostalgia no campo do Marketing. Cadernos EBAPE.BR, 19(3), 524–537. https://doi.org/https://doi.org/10.1590/1679-395120200109

Holbrook, M. B., & Schindler, R. M. (1991). Echoes of the dear departed past: Some work in progress on nostalgia. Advances in consumer research, 18(1).

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0. Leya.

Meaningful Impact. (2020, janeiro 31). GOOGLE | LORETA | Super Bowl [2020] [Video]. Youtube. https://youtu.be/PW6SocCjTMM?si=fodh6HcrnmpyiDss

Mendes, M. (2024). Paradoxos da comunicação: Marcas como Pessoas e Pessoas como Marcas. 8. https://doi.org/https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5714

Observador. (2016, dezembro 18). Campanha “Sinais de Luz” da EDP emocionou os portugueses. Observador. https://observador.pt/2016/12/18/campanha-sinais-de-luz-da-edp-emocionou-os-portugueses/

Pinto, J. (2020, fevereiro 3). Um viúvo que não quer esquecer a esposa: em dia de Super Bowl, um anúncio da Google comoveu. Público. https://www.publico.pt/2020/02/03/p3/video/um-viuvo-que-nao-quer-esquecer-a-esposa-em-dia-de-euforia-de-super-bowl-um-anuncio-da-google-comoveu-20200203-175323

Silva, M. (2020, novembro 10). A Leopoldina está de volta para salvar o Natal. Imagens de Marca. https://www.imagensdemarca.pt/artigo/a-leopoldina-esta-de-volta-para-salvar-o-natal/

Simões, Catarina. (2022, dezembro 7). O anúncio viral da Vodafone pode fazer milagres pela saúde mental dos portugueses. NIT. https://www.nit.pt/fit/saude/o-anuncio-viral-da-vodafone-pode-fazer-milagres-pela-saude-mental-dos-portugueses

Tiago, A., & Veiga, P. (2021). Comércio tradicional: O novo paradigma de comportamento do consumidor resultante da COVID-19. 21. http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/593

Vodafone Portugal. (2022, dezembro 5). Partilha o que estás a sentir | Natal 2022 | Vodafone Portugal [Video]. Youtube. https://youtu.be/a1zesVBH5yc?si=aeBqvNvKorfvXnEU

Wildschut, T., & Sedikides, C. (2023). Benefits of nostalgia in vulnerable populations. European Review of Social Psychology, 34(1), 44–91. https://doi.org/10.1080/10463283.2022.2036005

Downloads

Publicado

09-06-2025

Como Citar

Sousa, D. (2025). O poder emocional e nostálgico: As estratégias das marcas para criarem conexões. The Trends Hub, 1(5). Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/6213

Edição

Secção

Artigos