A Inteligência artificial e o seu impacto na comunicação e no marketing digital

Autores

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Marketing Digital, Comunicação, Ética

Resumo

Desde a sua chegada, a Inteligência artificial não parou de transformar de uma forma surpreendente o mundo do marketing digital e a comunicação com todas as suas ferramentas. Este artigo procura explorar o impacto da Inteligência Artificial nestas áreas ao destacar as suas principais aplicações, os seus maiores benefícios e também desafios. No Marketing digital, a inteligência artificial permite uma segmentação mais avançada de públicos e uma maior automação de campanhas e otimização de estratégias com base em dados recolhidos em tempo real. Na comunicação, ferramentas muito populares como o ChatGPT, Google Gemini e DeepSeek fazem parte da revolução no que toca a criação de conteúdo não está imune a riscos. Privacidade, transparência e o possível desgaste da criatividade humana são pontos que exigem uma maior análise e reflexão. Baseado em estudos recentes e casos práticos, este artigo pretende propor um equilíbrio entre a responsabilidade ética e a inovação, dando atenção às necessidades de as empresas adotarem estratégias que aproveitem o enorme potencial da Inteligência artificial sem comprometer a ética na sua utilização e preservando a confiança dos consumidores.

Referências

JCDecaux- Inteligência Artificial: Qual o impacto na comunicação? https://www.jcdecaux.pt/inspiracao-insights/inteligencia-artificial-qual-o-impacto-na- comunicacao

(António Castro 2023) A inteligência artificial no marketing está aí em forca https://antoniocastro.pt/blog/inteligencia-artificial/a-inteligencia-artificial-no-marketing- esta-ai-em-forca/

Artificial Intelligence (AI) Marketing Benchmark Report https://influencermarketinghub.com/ai-marketing- benchmark-report/

McAfee- Os perigos da inteligência artificial

https://www.mcafee.com/blogs/pt-br/privacidade-e-protecao-da-identidade/os-perigos- da-inteligencia- artificial//

Wunder Thomson- “Ai & Creativity Report”

https://www.vml.com/insight/ai-and-creativity

Kenneth Goldsmith SXSW 2023

https://manifold.umn.edu/read/what-if/section/08898006-0712-4e18-8458- 509211a09635

AI vs Writers: Why Creativity Can’t Be Automated

https://medium.com/writers-without-walls/ai-vs-writers-why-creativity-cant-be- automated-fe43329e3bfe

Privacidade e proteção de dados na era a inteligência artificial https://mitsloanreview.com.br/privacidade- protecao-dados-ia-pinheiro-neto-mit/

Downloads

Publicado

09-06-2025

Como Citar

Cubal , B. (2025). A Inteligência artificial e o seu impacto na comunicação e no marketing digital. The Trends Hub, 1(5). Obtido de https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/6211

Edição

Secção

Artigos