O impacto das novas tecnologias na experiência do consumidor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5739

Resumo

Fazer um test-drive sem sair de casa? Experimentar roupa virtualmente? Marcar uma consulta sem falar com o médico? Sim, atualmente tudo isto é possível, e apesar de parecer irreal, esta é a nossa realidade. Vivemos num mundo em constante transformação e cada vez mais digital. O surgimento de novas tecnologias como os chatbots, a realidade virtual e aumentada, entre outras, tem transformado o universo organizacional. Os consumidores estão cada vez mais familiarizados com o uso de tecnologias, o que os torna mais exigentes e eleva as suas expectativas em relação à rapidez e inovação por parte das empresas. A chave de sucesso para as organizações, assenta em priorizar por uma visão holística do ambiente que as rodeia e terem a capacidade de se adaptarem às constantes alterações do mercado. Ao longo deste artigo será abordado como o surgimento de novas tecnologias tem impactado significativamente a experiência do consumidor.

Referências

Abeysekera, N., Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2020). Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital.

Aivo. (2021). 5 razões para usar um chatbot nas Telecomunicações. https://pt.aivo.co/blog/chatbots-in-telecom

Alves, Alexandre (2017). “Como encara a Fullsix a Inteligência Artificial? Armando Alves responde”. Briefing: os Negócios do Marketing

Chaffey, Dave & Bosomworth, Danyl (2015). Digital Marketing Strategy Planning Template: Your companion to creating or updating your online marketing strategy, Smart Insights

Chuan, C. H., Liu, Y., Tsai, W. H. S. (2021). How chatbots’ social presence communication enhances consumer engagement: the mediating role of parasocial interaction and dialogue. Journal of Research in Interactive Marketing, 15 (3), pp. 460- 482

Driest, F. van den, Sthanunathan, S., & Weed, K. (2016). Building an insights engine. Harvard Business Review, 9(94). https://hbr.org/2016/09/building-an-insights-engine

Fortics. (2022). Inteligência artificial na saúde: Como os chatbots contribuem com o setor. Linkedin. https://www.linkedin.com/pulse/intelig%C3%AAncia-artificial-na-sa%C3%BAde-como-os-chatbots-contribuem-com-/?originalSubdomain=pt

Kartajaya, H., Setiawan, I., & Kotler, P. (2021). Marketing 5.0: Technology for humanity. John Wiley & Sons.

Kotler:, Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0 Technology for Humanity. New Jersey: Wiley.

Laney, D. (2001). 3D data management: Controlling data volume, velocity, and variety. META group research note.

Lee, Z. W. Y., Chan, T. K. H., Chong, A. Y.-L., & Thadani, D. R. (2019). Customer engagement through omnichannel retailing: The effects of channel integration quality. Industrial Marketing Management, 77, 90–101. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2018.12.004

Metamandrill. (2023). RV Turismo; Principais exemplos de realidade virtual na indústria do turismo.https://metamandrill.com/pt/vr-turismo/#why-is-vr-tourism-gaining-popularity

Pix Force. (2023). A moda digital: Como a tecnologia está transformando um dos setores mais tradicionais. Linkedin. https://www.linkedin.com/pulse/moda-digital-como-tecnologia-est%C3%A1-transformando-um-dos-setores/?originalSubdomain=pt

Reinsel, D., Gantz, J., & Rydning, J. (2018). The digitization of the world from edge to core. Framingham: International Data Corporation, 28.

Sapo. (2023). Bershka estreia provador de roupas com realidade aumentada para partilhar o "look" nas redes sociais. https://tek.sapo.pt/multimedia/artigos/bershka-estreia-provador-de-roupas-com-realidade-aumentada-para-partilhar-o-look-nas-redes-sociais

Downloads

Publicado

10-06-2024

Como Citar

Félix Calafate, M. F. (2024). O impacto das novas tecnologias na experiência do consumidor . The Trends Hub, (4). https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5739

Edição

Secção

Artigos