Comunicar o turismo em Portugal pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5731Palavras-chave:
Comunicação, Turismo, Pós-pandemia, Estratégias, Confiança, ConsumidorResumo
Este artigo explora, tendo em conta os impactos significativos da crise sanitária no setor, a complexidade de comunicar o turismo em Portugal pós-pandemia. É feita uma análise da comunicação das entidades turísticas em Portugal no período pré-pandémico e posterior à pandemia, delineando como a chegada da COVID-19 forçou as cadeias hoteleiras a ajustar as estratégias de comunicação de forma a recuperar a confiança dos turistas, tendo em conta as restrições existentes em constante mudança e as alterações no comportamento do consumidor. O principal objetivo deste artigo é oferecer diretrizes úteis capacitando os profissionais de enfrentar desafios emergentes na era pós-pandemia.
Referências
Agro, A. (15 de novembro de 2023). A importância do Turismo em Portugal. Actus Agro: https://actusagro.com/a-importancia-do-turismo-em-portugal-2922/
Costa, A. (2022). O turismo é o setor que tem tido a recuperação mais forte. Portugal.GOV.pt: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/noticia?i=o-turismo-e-o-setor-que-tem-tido-a-recuperacao-mais-forte
Forbes. (2021). Como o setor dos cruzeiros navegou através da pandemia. Forbes Portugal: https://www.forbespt.com/como-o-setor-dos-cruzeiros-navegou-atraves-da-pandemia/
Gomes, B. S. (2021). O impacto do Novo Coronavírus (COVID-19) na Hotelaria através da perspetiva dos Colaboradores . Dissertação de Mestrado em Turismo e Hospitalidade da Universidade Portucalense, p. 43.
Instituto Nacional de Estatística. (2023). INE.
Lee, G. C. (2006). www.Branding.States.Us: An analysis of brand- building elements in the US state tourism websites. Tourism Management: pp.815-838
Notícias, S. (2021). SIC Notícias. SIC Notícias.
OECD. (2020). Tackling Coronavirus: Tourism Policy responses to Coronavirus. OECD: https://www.oecd.org/coronavirus/policy-responses/tourism-policy-responses-to-the-coronavirus-covid-19-6466aa20/
TravelBI. (2022). 2 anos de Pandemia - O Impacto Económico no setor turístico.
VisitPortugal. (2017). Can't Skip Potugal. Turismo de Portugal : https://www.turismodeportugal.pt/pt/o-que-fazemos/promover-destino-portugal/campanhas-promocao-turistica/Paginas/cant-skip-portugal.aspx
VisitPortugal. (2019). Brelcome. Turismo de Portugal: https://www.turismodeportugal.pt/pt/o-que-fazemos/promover-destino-portugal/campanhas-promocao-turistica/Paginas/brelcome.aspx
VisitPortugal. (20 de 3 de 2020). Can't Skip Hope. Turismo de Portugal: https://www.turismodeportugal.pt/pt/o-que-fazemos/promover-destino-portugal/campanhas-promocao-turistica/Paginas/cant-skip-hope.aspx
VisitPortugal. (16 de 6 de 2020). Tu Podes, Visita Portugal. Turismo de Portugal: https://www.turismodeportugal.pt/pt/o-que-fazemos/promover-destino-portugal/campanhas-promocao-turistica/Paginas/tu-podes-visita-portugal.aspx
VisitPortugal. (8 de 6 de 2021). Tempo de Ser / Time to Be. Turismo de Portugal: https://www.turismodeportugal.pt/pt/o-que-fazemos/promover-destino-portugal/campanhas-promocao-turistica/Paginas/tempo-de-ser-time-to-be.aspx
VisitPortugal. (2022). Clean and Safe. Turismo de Portugal: https://portugalcleanandsafe.com/pt-pt
VisitPortugal. (3 de 1 de 2024). It's not Tourism. It's Futourism. Turismo de Portugal: https://www.turismodeportugal.pt/pt/o-que-fazemos/promover-destino-portugal/campanhas-promocao-turistica/Paginas/futourism.aspx
VisitPortugal. (18 de 3 de 2024). Poupe Água, Seja Futurista! Turismo de Portugal: https://www.turismodeportugal.pt/pt/o-que-fazemos/promover-destino-portugal/campanhas-promocao-turistica/Paginas/save-water.aspx
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 The Trends Hub
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.