O Empoderamento Feminino Como Estratégia De Marketing Das Marcas
DOI:
https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5723Palavras-chave:
Feminismo , Igualdade de Género , Inclusão , Pinkwashing, Feminismo de Mercado, Estratégia de MarcaResumo
O mundo digital tem se vindo a tornar um palco maior para a crescente presença e influencia das mulheres, que têm utilizado o digital para expressar as suas vozes, conectar-se com outras pessoas e promover mudanças sociais. Paralelamente a isso, as marcas têm reconhecido a importância de promover não apenas os seus produtos, mas também mensagens de igualdade e empoderamento de género. Porém, algumas dessas abordagens podem ser percebidas como superficiais ou oportunistas. Esta reflexão crítica tem como objetivo explorar a interseção entre o mundo digital e o mundo feminino, examinando como as estratégias de marca podem promover ou serem um entrave para a igualdade de género. Ao analisarmos os desafios enfrentados pelas mulheres no digital, as oportunidades para o ativismo digital e os riscos associados ao pinkwashing e ao feminismo de mercado, procuramos entender como as marcas podem desempenhar um papel construtivo no empoderamento feminino.
Referências
Januário, S. B. (2021). Feminismo de mercado: um mapeamento do debate entre feminismos e consumo. Cadernos Pagu, 61, e216112. https://doi.org/10.1590/18094449202100610012;
Marketeer, P. (2024, março 8). O Papel das Marcas no Dia da Mulher: Compromisso ou Aproveitamento? Marketeer. https://marketeer.sapo.pt/o-papel-das-marcas-no-dia-da-mulher-compromisso-ou-aproveitamento/;
Megarry, J. (2014). Online incivility or sexual harassment? Conceptualising women’s experiences in the digital age. Women’s Studies International Forum, 47, 46–55. https://doi.org/10.1016/j.wsif.2014.07.012;
Natansohn, G., Brunet, K. S., & Paz, M. D. (sem data). Mulheres na Cultura Digital: perspectivas e desafios. Gigaufba.net. Obtido 8 de abril de 2024, de https://gigaufba.net/wp-content/uploads/2014/09/IntercomNE_NatansohnBrunetPaz.pdf ;
Vista do Feminismo vende? Apropriações de discursos democráticos pela publicidade em Claudia (1970-1989). (sem data). Ufrgs.br. Obtido 8 de abril de 2024, de https://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/90019/54618
The Long Haul: Ariel's #ShareTheLoad Ad Unveils New Truths. (s.d.). Campaigns of the World. Obtido 8 de abril de 2024, de https://campaignsoftheworld.com/tv/ariel-share-the-load-2023/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 The Trends Hub
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.