A importância da comunicação interna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5720

Palavras-chave:

Comunicação interna, Cultura organizacional, Transparência, Envolvimento dos colaboradores, Sentimento de pertença

Resumo

A comunicação é essencial para entender a essência de uma organização, tanto internamente quanto externamente. No contexto empresarial, a comunicação interna desempenha um fator crucial para promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e transparente. Ao entender as necessidades humanas, especialmente a necessidade de pertença, as empresas conseguem promover um ambiente onde os colaboradores se sintam motivados no seu local de trabalho atrás de práticas eficazes da comunicação interna. Neste artigo, irá ser analisada a importância da Comunicação Interna, o seu papel na promoção de uma cultura de transparência e como é que esta área pode ser um bom investimento para o crescimento organizacional.

Referências

Agency, F. E. S. (2024). INTERNAL COMMS PLAYBOOK. 1–31.

Cavalcanti, T., Medeiros, E., Moura, H., Gouveia, V., Mariano, T., & Moizeís, H. (2019). Maslow ’ s Hierarchy of Needs : Validation of an Instrument Introdução. Study 2, 1–13.

Coutinho, T. (2022). Entenda o que é a Teoria Clássica da Administração e sua aplicação nos dias atuais. https://www.voitto.com.br/blog/artigo/teoria-classica-da-administracao

Mishra, A., Boynton, L., & Mishra, K. (2014). DRIVING EMPLOYEE ENGAGEMENT: THE EXPANDED ROLE OF INTERNAL COMMUNICATIONS. https://instituteforpr.org/driving-employee-engagement-expanded-role-internal-communications/

Oliveira, A. (2022). Comunicação Interna: aprenda a utilizar essa ferramenta na sua estratégia de Endomarketing. https://blog.comunitive.com/comunicacao-interna/

Point, C. (2012). Starbucks investe US$ 35 milhões para transformar funcionários em “embaixadores da marca.” https://www.cafepoint.com.br/noticias/giro-de-noticias/starbucks-investe-us-35-milhoes-para-transformar-funcionarios-em-embaixadores-da-marca-81123n.aspx

Scroferneker, C. (2006). Trajetórias teórico-conceituais da ComunicaçãoOrganizacional. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3392/2657

Seabra, J. (2023). De que forma o sentimento de pertença afeta a produtividade dos colaboradores? https://www.linkedin.com/pulse/de-que-forma-o-sentimento-pertença-afeta-dos-joão-pedro-seabra/?originalSubdomain=pt

Thomé, F. (2022). Employee Advocacy – O autêntico guia com tudo o que você precisa saber. https://blog.comunitive.com/employee-advocacy/

Downloads

Publicado

10-06-2024

Como Citar

Braga, L. (2024). A importância da comunicação interna. The Trends Hub, (4). https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5720

Edição

Secção

Artigos