A Importância de preservar o ADN da marca em datas comemorativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5713

Palavras-chave:

ADN da marca, Datas comemorativas, Pressão sazonal, Conexão emocional, Feedback do consumidor, Mensurar

Resumo

Este artigo examina a interação entre o ADN da marca e as datas comemorativas, ressaltando a importância de preservá-lo durante essas ocasiões para que seja possível criar conexões emocionais com os consumidores. Enfatiza-se a necessidade de permanecer fiel aos valores fundamentais da marca, não cedendo a qualquer tipo de pressão sazonal. Se, por um lado, as datas comemorativas oferecem oportunidades únicas para as marcas se envolverem emocionalmente com os consumidores e impulsionarem as vendas, por outro, também podem representar um desafio para a consistência da identidade da marca. O desvio do ADN, durante esses momentos, pode resultar na perda de autenticidade da marca e de confiança do consumidor, comprometendo a reputação e a posição da marca no mercado. Nesse sentido, é importante adotar estratégias bem concebidas, valorizando o feedback do consumidor e mensurar os respetivos resultados.

Referências

Almeida, M. (2015). Estudo geral. https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/28226/1/Reputação%20Corporativa.pdf

Bilou, M. (2014). Universidade de Évora. Identidade da Marca da Universidade de Évora. https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/11153/1/A%20Identidade%20da%20Marca%20da%20Universidade%20de%20Évora.pdf

Comunica, T. (2024, Janeiro 15). Datas comemorativas e marketing. Linkedin. https://pt.linkedin.com/pulse/datas-comemorativas-e-marketing-uma-união-estratégica-para-odupf?trk=public_post_reshare_feed-article-content

Correia, M. (2023, Fevereiro 20). Linkedin. https://pt.linkedin.com/pulse/como-datas-comemorativas-podem-ensiná-lo-construir-uma-correia

Costa, F. (2016, Dezembro 12). A Importância do ROI na viabilidade do seu projeto. Linkedin. https://pt.linkedin.com/pulse/roi-retorno-sobre-investimento-flávio-costa-pmp-

Grantham, R. (2021, Maio 26). A importância da medição de processos para as empresas. Linkedin. https://pt.linkedin.com/pulse/importância-da-medição-de-processos-para-empresas-richard-grantham

Kevin, K., & Philip, P. (2009). Administração de Marketing. Disciplinas da UPS. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7519481/mod_resource/content/0/Administração%20de%20Marketing%2015ª%20Edição_compressed.pdf

Lacerda, L. (2020, Novembro 20). Público-alvo. rockcontent. https://rockcontent.com/br/blog/publico-alvo/

Mex, B. d. (2020, Junho 20). Marketing Digital. Mex10. https://blog.mex10.com/data-privacy-and-security-features-you-should-know/

Rodrigues, S. (2012, Maio). O impacto das redes sociais no relacionamento entre marcas e consumidores. https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/5082/1/O_Impacto_das_Redes_Sociais_no_Relacionamento_Entre_Marcas_e_Consumidores.pdf

Santana, E. (2024, Janeiro 23). A importância do feedback do cliente no crescimento dos negócios. Linkedin. https://pt.linkedin.com/pulse/importância-do-feedback-cliente-crescimento-dos-negócios-tiinside-utqmf

Suéllen, S., & Ijoseil, M., & Glaurimarcos, M., & Jairo, P. (2024, Fevereiro 16). Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. A INFLUÊNCIA DA MARCA NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12998

Taurian, T. (2017, Maio 21). Linkedin. https://pt.linkedin.com/pulse/sound-branding-influência-de-suas-estratégias-na-mente-tiago-taurian

Vásquez, R. (2007). Identidade de marca, gestão e comunicação. https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138952/134300

Downloads

Publicado

10-06-2024

Como Citar

Ferreira, B. C. (2024). A Importância de preservar o ADN da marca em datas comemorativas . The Trends Hub, (4). https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5713

Edição

Secção

Artigos