A importância do Instagram e Facebook no Futebol Clube do Porto
DOI:
https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5694Palavras-chave:
Futebol Clube do Porto, Redes Sociais, Marca, Adeptos, Marketing digital, ComunicaçãoResumo
O Futebol Clube do Porto (FC Porto) é um dos clubes mais conceituados de Portugal, com uma grande história no mundo do futebol. Ao longo dos anos, o clube tem se destacado não só dentro de campo, mas também nas redes sociais, onde se tornou referência mundial em comparação com os maiores clubes do mundo. Este estudo de caso observa a importância do Instagram e do Facebook no futebol Clube do Porto. Através de uma análise documental e nas plataformas Meta Business Suite e Blinkfire Analytics, o estudo mostra que o FC Porto utiliza o Facebook e Instagram de forma eficiente para aumentar a sua imagem, criar ligação com os seus adeptos, e promover a marca do clube. Os resultados indicam que o canal digital das redes sociais desenvolve um marketing relacional duradouro e forte sendo um dos objetivos estratégicos do Futebol Clube do Porto.
Referências
Amorim, R. (2014). Ações de Marketing e sua relação com a percepção dos consumidores deste serviço.
Instagram. (n.d.). Instagram. Retrieved April 8, 2024, from https://www.instagram.com/fcporto/
Log in or sign up to view. (n.d.). Facebook.com. Retrieved April 8, 2024, from https://business.facebook.com/latest/home?asset_id=82713049484
Pereira, P. (2013). Marketing Desportivo Digital: A importância do marketing digital para os clubes desportivos – Estudo de Caso F.C. Porto. Universidade do Minho.
Pt, J. (2024, April 1). Marketing Digital no Desporto. Linkedin.com. https://pt.linkedin.com/pulse/marketing-digital-desporto-jrcn-pt-yk9wf
Silva, N. (2023). O Papel das Redes Sociais no Marketing Desportivo Digital dos Clubes de Futebol Caso do Sporting Clube de Portugal. Instituto Superior de gestão.
Blinkfire analytics. (n.d.). Blinkfire.com. Retrieved April 8, 2024, from https://www.blinkfire.com/about
Domingues, B. (2023). Relação entre as tipologias de conteúdo e o brand engagement na rede social instagram – o caso do futebol clube do porto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 The Trends Hub
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.