A importância do Instagram e Facebook no Futebol Clube do Porto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5694

Palavras-chave:

Futebol Clube do Porto, Redes Sociais, Marca, Adeptos, Marketing digital, Comunicação

Resumo

O Futebol Clube do Porto (FC Porto) é um dos clubes mais conceituados de Portugal, com uma grande história no mundo do futebol. Ao longo dos anos, o clube tem se destacado não só dentro de campo, mas também nas redes sociais, onde se tornou referência mundial em comparação com os maiores clubes do mundo. Este estudo de caso observa a importância do Instagram e do Facebook no futebol Clube do Porto. Através de uma análise documental e nas plataformas Meta Business Suite e Blinkfire Analytics, o estudo mostra que o FC Porto utiliza o Facebook e Instagram de forma eficiente para aumentar a sua imagem, criar ligação com os seus adeptos, e promover a marca do clube. Os resultados indicam que o canal digital das redes sociais desenvolve um marketing relacional duradouro e forte sendo um dos objetivos estratégicos do Futebol Clube do Porto.

 

Referências

Amorim, R. (2014). Ações de Marketing e sua relação com a percepção dos consumidores deste serviço.

Instagram. (n.d.). Instagram. Retrieved April 8, 2024, from https://www.instagram.com/fcporto/

Log in or sign up to view. (n.d.). Facebook.com. Retrieved April 8, 2024, from https://business.facebook.com/latest/home?asset_id=82713049484

Pereira, P. (2013). Marketing Desportivo Digital: A importância do marketing digital para os clubes desportivos – Estudo de Caso F.C. Porto. Universidade do Minho.

Pt, J. (2024, April 1). Marketing Digital no Desporto. Linkedin.com. https://pt.linkedin.com/pulse/marketing-digital-desporto-jrcn-pt-yk9wf

Silva, N. (2023). O Papel das Redes Sociais no Marketing Desportivo Digital dos Clubes de Futebol Caso do Sporting Clube de Portugal. Instituto Superior de gestão.

Blinkfire analytics. (n.d.). Blinkfire.com. Retrieved April 8, 2024, from https://www.blinkfire.com/about

Domingues, B. (2023). Relação entre as tipologias de conteúdo e o brand engagement na rede social instagram – o caso do futebol clube do porto.

Downloads

Publicado

10-06-2024

Como Citar

Pinheiro, M. (2024). A importância do Instagram e Facebook no Futebol Clube do Porto. The Trends Hub, (4). https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5694

Edição

Secção

Artigos