Da manipulação à sedução do marketing nas empresas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5689

Palavras-chave:

Marketing, Manipulação, Sedução, Semiótica, Polissemia, Metáforas

Resumo

O marketing está em constante evolução e ao longo do tempo as empresas vão valorizando diferentes estratégias para se diferenciarem no mercado. O artigo de reflexão crítica tem como objetivo explorar duas estratégias de marketing diferentes: a manipulação e a sedução. Antes disso, é apresentada a importância da semiótica na linguagem publicitária, de forma a torná-la mais apelativa e interessante, através da polissemia das palavras na mensagem e do recurso à metáfora. De seguida, analisa-se profundamente o marketing de manipulação e o marketing de sedução com exemplos de técnicas utilizadas em ambas as estratégias. Para perceber qual a melhor e mais eficaz estratégia reflete-se acerca da psicossociologia do consumidor e o seu comportamento no momento de compra dos produtos. Por fim, analisa-se algumas empresas de sucesso e verifica-se qual das estratégias que priorizam, o marketing de manipulação ou o marketing de sedução.

Referências

Abreu, K. and P. A. Baptista (2009). "Publicidade e Comportamento do Consumidor: alguns apontamentos." UNISINOS/FACVEST: 1-19.

Azevedo, M. P. (2019). A participação do consumidor feminino no processo de decisão de compra do vestuário do consumidor masculino: estudo de caso: marca Peter Café Sport.

Ciberdúvidas/ISCTE-IUL. (sem data). Polissemia na publicidade - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Iscte-iul.pt. Obtido 8 de abril de 2024, de https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/polissemia-na-publicidade/8008

Daniel, T. (2023, abril 13). Marketing e Sedução: Sexy é vender! Linkedin.com. https://www.linkedin.com/pulse/marketing-e-sedu%C3%A7%C3%A3o-sexy-%C3%A9-vender-tiago-daniel/?originalSubdomain=pt4

Difference, B. by. (2020, janeiro 20). Em 2020 o marketing de sedução destrona o marketing de performance. Brand by Difference. https://brandbydifference.com/em-2020-o-marketing-de-seducao-destrona-o-marketing-de-performance/

Estratégia, S. E. (2023, novembro 8). As manipulações do marketing - e suas consequências. Linkedin.com. https://www.linkedin.com/pulse/manipula%C3%A7%C3%B5es-do-marketing-e-suas-consequ%C3%AAncias-ioe1f/?originalSubdomain=pt

Metáforas na Publicidade. (2023, abril 19). writer. https://pcweb.info/metaforas-na-publicidade/?lang=pt-pt&expand_article=1

Pascoal, S. (2021). Semiótica_ Conceitos introdutórios e exerc. (PowerPoint slides). https://online.iscap.ipp.pt/ano202122/mod/resource/view.php?id=99652

Priberam Informática, S. A. (sem data). manipulação. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Obtido 8 de abril de 2024, de https://dicionario.priberam.org/manipula%C3%A7%C3%A3o

Priberam Informática, S. A. (sem data). sedução. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Obtido 8 de abril de 2024, de https://dicionario.priberam.org/sedu%C3%A7%C3%A3o

Downloads

Publicado

10-06-2024

Como Citar

Sobreiro, M. (2024). Da manipulação à sedução do marketing nas empresas. The Trends Hub, (4). https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5689

Edição

Secção

Artigos