O impacto da inteligência artificial no mundo da moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5674

Palavras-chave:

Moda, Inovação, Inteligência Artificial, Criatividade, Personalização, Experiência do consumidor

Resumo

A indústria da moda sempre se destacou pela sua inovação e adaptação às mudanças nas preferências dos consumidores. Contudo, com a ascensão da inteligência artificial (IA), uma nova revolução está a ocorrer, redefinindo completamente a dinâmica do setor. Este artigo visa explorar como a IA está a redirecionar a inovação de produtos, marketing, vendas e experiência do consumidor nesta vertente. Destaca-se a importância da personalização e da rapidez no atendimento à procura do consumidor, impulsionando a adoção da IA na indústria. No entanto, surge uma preocupação adicional com a perda da criatividade humana neste processo, assim como postos de trabalho. A IA não só simplifica a gestão da procura em grande escala, mas também oferece oportunidades para criar experiências mais envolventes e personalizadas para os clientes. Este artigo convida à reflexão sobre o impacto da IA na moda e a sua crescente relevância no mercado atual.

Referências

Abrardi, L., Canbini, C., e Rondi, L. (2021). Artificial intelligence, firms ans consumer behavior: A surbey. Journal of economic Surveys, 36(4), 969-991. https://doi.org/10.1111/joes.12455

Amabile, T. M. (2012) Componential Theory of creativity, Havard Bussiness School, (p. 3-4).https://www.hbs.edu/ris/Publication%2520Files/12-096.pdf

Davenport, T., Guha, A., Grewal D., & Bressgott, T. 82020). How artificial intelligence will change the future of marketing. Journal of the Academy of Marketing Science, 48, 24-42. https://doi.org/10.1007/s11747-019-00696-0

ELLIS Society. (2023, junho 12). Our view on the global conversation about the societal risks of AI. European Lab for Learning & Intelligent Systems. https://ellis.eu/news/our-view-on-the-global-conversation-about-the-societal-risks-of-ai

FuturePrint. (2023, dezembro 13). A Inteligência Artificial no desenho de moda.https://digital.feirafutureprint.com.br/textil/inteligencia-artificial-no-desenho-de-moda

Ginsberg, B., (2023, fevereiro 21).Artificial Intelligence in fashion. Forbes. https://www.forbes.com/sites/theyec/2023/02/21/artificial-intelligence-in-fashion/?sh=212230227adb

Harreis, H., Koullias, T., Roberts, R., y. Te K. (2023, março 8). Inteligência artificial gerativa: um novo futuro para a moda.McKinsey. https://www.mckinsey.com/featured-insights/destaques/inteligencia-artificial-gerativa-um-novo-futuro-para-a-moda/pt

Jorge, V. (2023) Portugal lidera uma semana de moda mais artificial: So far, so good. Versa. https://versa.iol.pt/coolhunting/inteligencia-artificial/portugal-lidera-uma-semana-de-moda-mais-artificial-so-far-so-good/20231111/654d09f0d34e65afa2f764b5

Klaus, P., & Zaichkowsky, J. (2020). AI voice bots: a services marketing research agenda. Journal of Services Marketing, 34(3), 289-398. https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JSM-01-2019-0043/full/html

Monteiro, M. (2023, maio). Inteligência Artificial na Moda – A Nova Era da Criatividade e Personalização. https://www.linkedin.com/pulse/ia-na-moda-nova-era-da-criatividade-e-personalização-manuel-monteiro/?originalSubdomain=pt

Paredes, D., (2023, março 27). Imagem falsa do Papa Francisco de casaco branco e cruz prateada confunde utilizadores das redes sociais. Observador. https://observador.pt/2023/03/27/imagem-falsa-do-papa-francisco-de-casaco-branco-e-cruz-prateada-confunde-utilizadores-das-redes-sociais/

Pantano, E., & Pizzi, G. (2020). Forecasting artificial intelligence on online customer assistance: Evidence from chatbot patents analysis. Journal of retailing and Consumer Services, 55, 102096. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2020.102096

Richford, R. (2024, fevereiro 24). What will AI mean for fashion? WWD: Women’s Wear Daily. https://wwd.com/business-news/technology/what-will-ai-mean-for-fashion-brands-design-1235511750/

Rosalino, R. (2023, novembro) A inteligência artificial e a privacidade de dados. https://www.pwc.pt/pt/sala-imprensa/artigos-opiniao/2023/inteligencia-artificial-privacidade-dados.html

Simões, R. (2024, março 11). Inteligência artificial na moda: "deixa-nos mais humanos até". Versa. https://versa.iol.pt/moda/inteligencia-artificial/inteligencia-artificial-na-moda-deixa-nos-mais-humanos-ate/20240311/65ed9e10d34e87e0c08a8d99

Vicent. (2023, janeiro 16). Inteligencia Artificial y moda: una combinación ganhadora. Escuela Moda. https://escuelamoda.es/inteligencia-artificial-y-moda-una-combinacion-ganadora/

Downloads

Publicado

10-06-2024

Como Citar

Sousa, V. (2024). O impacto da inteligência artificial no mundo da moda . The Trends Hub, (4). https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5674

Edição

Secção

Artigos