Cancel culture vs liberdade de expressão
DOI:
https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5665Palavras-chave:
Cultura do Cancelamento, Liberdade de Expressão, Redes Sociais, Era DigitalResumo
A ascensão da cancel culture na era digital reflete mudanças significativas na forma como as interações sociais ocorrem, especialmente nas redes sociais. Neste artigo, são abordadas diferentes perspetivas sobre este fenómeno e o seu impacto nas organizações. Ao analisarmos as implicações desta prática para as empresas, evidencia-se a urgência de desenvolver estratégias eficazes de gestão de crises e construção de reputação. Destaca-se também a necessidade premente de equilibrar a responsabilidade individual com a liberdade de expressão, bem como fomentar o diálogo aberto, visando enfrentar os desafios da era digital e contribuir para promover a criação de uma sociedade mais justa e igualitária.
Referências
Balaji, M. S., Khong, K. W., Chong, A. (2016). Determinants of Negative Word-of-Mouth Communication using Social Networking. Information & Management, 53 (4), 5. https://doi.org/10.1016/j.im.2015.12.002
Britannica. (março, 2024). Freedom of speech. https://www.britannica.com/topic/freedom-of-speech
D´Amour, A. (nd). Cancel Culture: The good, the bad, & and its impact on social change. On Our Moon. https://onourmoon.com/cancel-culture-the-good-the-bad-its-impact-on-social-change/
Delcan, P. (março, 2022). America Has a Free Speech Problem. The New York Times. https://www.nytimes.com/2022/03/18/opinion/cancel-culture-free-speech-poll.html
Ferreira, A. B. C. (2023). Cancel Culture and its effects on freedom of Speech. An analysis with a focus on the entertainment industry.).[Dissertação de Mestrado, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto]. Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto. http://hdl.handle.net/10400.22/24631
Guterres, A. (junho, 2019). Secretary-General's remarks at the launch of the United Nations Strategy and Plan of Action on Hate Speech [as delivered]. United Nations. https://www.un.org/sg/en/content/sg/statement/2019-06-18/secretary-generals-remarks-the-launch-of-the-united-nations-strategy-and-plan-of-action-hate-speech-delivered
Husain, O. (fevereiro, 2024). 22 Cancel Culture Examples: Brands That Have Been Cancelled. Enzuzo. https://www.enzuzo.com/blog/cancel-culture-examples
Issawi, D., Cohen, D. (janeiro, 2024). What to Know About the Balenciaga Ad Scandal. The Cut. https://www.thecut.com/article/what-to-know-about-the-balenciaga-ad-scandal.html
Jones, T. (março, 2021). Commentary: Cancel culture is the new cyberbullying. Granite Bay Today. https://granitebaytoday.org/commentary-cancel-culture-is-the-new-cyberbullying/
Khalid, A., Snyder, J. A. (julho, 2022). Cancel Culture. https://banished.substack.com/p/cancel-culture
Manso, A. M. (2023). Estudo da eficácia das estratégias de resposta das organizações no contexto de cancelamento nas redes sociais (Cancel Culture).[Dissertação de Mestrado, Universidade do Minho]. Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. https://hdl.handle.net/1822/87352
Novelli, P. (2021). Business of Cancel Culture Study. Scribd. https://pt.scribd.com/document/559864116/Cancel-Culture-Report
Price, G. (janeiro, 2021). The benefits of cancel culture. The Eyrie. https://eyrieonline.org/7536/opinion/the-benefits-of-cancel-culture/
ProCon.org. (agosto, 2023). Cancel Culture – Top 3 Pros and Cons. ProCon.org. https://www.procon.org/headlines/is-cancel-culture-or-callout-culture-good-for-society
Romano, A. (agosto, 2020). Why we can’t stop fighting about cancel culture. Vox. https://www.vox.com/culture/2019/12/30/20879720/what-is-cancel-culture-explained-history-debate
Udeagbaja, A. D. (julho, 2021). On the myth of cancel culture. Varsity. https://www.varsity.co.uk/opinion/21749
Vogels, E. A., Anderson, M., Porteus, M., Baronavski, C., Atske, S., Mcclain, C., Auxier, B., Perrin, A., Ramshankar. M. (maio, 2021). Americans and ‘Cancel Culture’: Where Some See Calls for Accountability, Others See Censorship, Punishment. Pew Research Center. https://www.pewresearch.org/internet/2021/05/19/americans-and-cancel-culture-where-some-see-calls-for-accountability-others-see-censorship-punishment/
Vogels. E. A. (junho, 2022). A growing share of Americans are familiar with ‘cancel culture’. Pew Research Center. https://www.pewresearch.org/short-reads/2022/06/09/a-growing-share-of-americans-are-familiar-with-cancel-culture/
Yuksel, U. (2013). Non-participation in Anti-Consumption: Consumer Reluctance to Boycott. Journal of Macromarketing, 33 (3), 205. https://doi.org/10.1177/0276146713484153
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 The Trends Hub
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.