A Publicidade politicamente correta - Inclusão e diversidade nas estratégias de marketing e comunicação publicitárias

Estudo de caso - United Colors of Benetton

Autores

  • Maria Miguel Rachinhas Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5079

Palavras-chave:

Publicidade, Politicamente Correto, United Colors of Benetton, Comunicação, Marketing, Inclusão

Resumo

A sociedade atual está mais recetiva a viver num ambiente diverso e inclusivo, no qual as barreiras que outrora afastavam as minorias estão finalmente a dissipar-se. Tendo como ponto de partida a publicidade, vou denominar de “politicamente correta” a que corresponde aos padrões esperados pela sociedade, com a ideia de que o termo se vai alterando, visto que, o “politicamente correto” varia consoante as pessoas, a cultura e a época. É possível fazer a ponte para a publicidade inclusiva, ou seja, a publicidade que reúne valores que vão de encontro à sensibilização e contra o preconceitos e estereótipos, colmatando essa ideia com o estudo de caso da United Colors of Benetton, uma marca cujas campanhas visam a diversidade e a inclusão.

Referências

Bemposta, M. (2021) Publicidade Inclusiva Para o Público Infantil: Representatividade Da Criança Com Deficiência [Dissertação de Mestrado, IADE] Repositório IADE: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/38216/2/DissertacaoTrabalho%20Final_Mestrados_Maria%20Bemposta.pdf

Domingues, P. (fevereiro, 2018) Aula de história: o regresso de Oliviero Toscani para Benetton. Vogue. https://www.vogue.pt/aula-de-historia-o-regresso-de-oliviero-toscani-para-benetton

Giin, G. (fevereiro, 2019). O “politicamente correto” está matando a criatividade na publicidade? https://www.linkedin.com/pulse/o-politicamente-correto-est%C3%A1-matando-criatividade-na-gabriela-campos/?originalSubdomain=pt

Pacheco, J. (dezembro, 2021) “Cada pessoa é uma obra de arte” Grande Entrevista a Oliviero Toscani. Expresso. https://expresso.pt/cultura/2021-12-26-Cada-pessoa-e-uma-obra-de-arte.-Grande-entrevista-a-Oliviero-Toscani-2f1f0225

Toscani, O. (fevereiro, 2018) “Aula de História: o regresso de Oliviero Toscani para Benetton. Vogue. https://www.vogue.pt/aula-de-historia-o-regresso-de-oliviero-toscani-para-benetton

Downloads

Publicado

26-06-2023

Como Citar

Rachinhas, M. M. (2023). A Publicidade politicamente correta - Inclusão e diversidade nas estratégias de marketing e comunicação publicitárias: Estudo de caso - United Colors of Benetton. The Trends Hub, (3). https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5079

Edição

Secção

Artigos