Metaverse como canal de Marketing

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5070

Palavras-chave:

Metaverse, Marketing, inovação, imersivo, tecnologia

Resumo

Resumo

A motivação do desenvolvimento do presente artigo é que, atualmente, as empresas enfrentam desafios cada vez maiores no que toca à consolidação da sua relação com o seu público-alvo devido à saturação dos canais de marketing tradicionais. O Metaverse tem a capacidade de oferecer oportunidades inovadoras no que toca à envolvência de um modo mais imersivo e interativo. No entanto, ainda há pouca informação sobre o uso do Metaverse como canal de marketing, as suas implicações organizacionais e sociais. Assim, esta pesquisa procura preencher essa lacuna, oferecendo uma análise aprofundada sobre o seu potencial e implicações. O resultado deste artigo pode ajudar as empresas a melhorar a sua perceção de utilização deste ecossistema para se vincularem com os seus consumidores.

Palavras-chave: Metaverse, Marketing, Inovação, Imersivo, Tecnologia

Referências

Pequenino, K. (2021, 28 de outubro). Facebook muda oficialmente de nome. Agora chama-se Meta. PÚBLICO. https://www.publico.pt/2021/10/28/tecnologia/noticia/facebook-muda-nome-meta-1982893

Wright, W. (2022, 11 de novembro). From Nikeland to Gucci Town: the top five branded Roblox activations. The Drum. https://www.thedrum.com/news/2022/11/11/the-top-5-branded-roblox-activations-2022-luxury-shopping-sustainable-farming

Hummel, K (2022, 29 de maio) Gucci Launches the Gucci Town Space in Roblox. Virtual Reality Times. https://virtualrealitytimes.com/2022/05/29/gucci-launches-the-gucci-town-space-in-roblox/

Outlaw, K. (2022, 2 de maio) Coca-Cola Coke Zero Sugar Byte Pixel flavor now on sale for gamers. Comic Book. https://comicbook.com/irl/news/coca-cola-coke-zero-sugar-byte-pixel-flavor-now-on-sale-gamers/

Madonna, F. (2021, 22 de novembro). Marketing in the Metaverse: A New Channel for Brands. Medium. https://medium.com/@fabiano.madonna/marketing-in-the-metaverse-a-new-channel-for-brands-9d0599bd696

Green, M. (2021, 7 de dezembro). Marketing, meet metaverse, have fun. Diginomica. https://diginomica.com/marketing-meet-metaverse-have-fun

Furuta, R. K., Da Silva, F. Q., Ribeiro, P. G., & Teixeira, R. (2023, 17 de março). A systematic mapping study on marketing in the metaverse. Virtual Reality. https://doi.org/10.1007/s10055-023-00783-2

Gansca, M., & Nagle, T. (2021, novembro). Marketing in the metaverse: An opportunity for innovation and experimentation. McKinsey & Company. https://www.mckinsey.com/capabilities/growth-marketing-and-sales/our-insights/marketing-in-the-metaverse-an-opportunity-for-innovation-and-experimentation

Insights, L. (2022, 8 de abril). Metaverse digital marketing channel. Ledger Insights. https://www.ledgerinsights.com/metaverse-digital-marketing-channel/

Tobolski, R. (2022, 18 de março). What marketers need to know about the metaverse. Forbes. https://www.forbes.com/sites/forbestechcouncil/2022/03/18/what-marketers-need-to-know-about-the-metaverse/?sh=701e05425e1b

Ramos, P. (2022, 24 de fevereiro). Metaverse Marketing: The Journey to the Future of Interactive Media. AltaMetrics. https://altametrics.com/blog/metaverse-marketing-the-journey-to-the-future-of-interactive-media.html

Swonkie. (2022, 12 de abril). O impacto do Metaverse no Marketing Digital. Swonkie. https://blog.swonkie.com/pt/o-impacto-do-metaverso-no-marketing-digital/

Downloads

Publicado

26-06-2023

Como Citar

Afonso, T. (2023). Metaverse como canal de Marketing. The Trends Hub, (3). https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5070

Edição

Secção

Artigos