Teoria dos Arquétipos e Humanização das Marcas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5069

Palavras-chave:

Arquétipos, Humanização, Comunicação Estratégica, Marketing, Psicologia do Consumidor

Resumo

Ser a marca top of mind passa, sem dúvida, pela capacidade que esta tem em criar uma relação estreita com o seu público-alvo. E, para este efeito, observamos cada vez mais o crescente fenómeno de humanização das marcas e da utilização de arquétipos para identificação emocional do público num mercado marcado pela volatilidade do conteúdo e quantidade exorbitante de marcas dentro dos mesmos nichos empresariais. Ao compreender e aplicar os arquétipos na comunicação interna e externa, uma organização pode obter várias vantagens, como uma comunicação mais eficaz e uma cultura organizacional mais coesa. No entanto, também existem riscos associados ao uso dos arquétipos, estando todos estes tópicos em análise no presente artigo.

Referências

Yow, M. (2019, 19 de março). The power of brand archetypes. Medium. https://uxdesign.cc/brand-archetypes-c09771774c1a

Mark, M., & S. Pearson, C. (2001). The Hero and the Outlaw: Building Extraordinary Brands Through the Power of Archetypes. McGraw-Hill Education.

Hartwell, M., & C. Chen, J. (2018). Archetypes and Branding: A Toolkit for Creatives and Strategists. Journal of Advertising Research.

Dove UK. (2017, 26 de abril). Celebrate the many shapes and sizes of beauty | Dove [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=CRiv2lgaX_U

Fournier, S. (1998). Consumers and Their Brands: Developing Relationship Theory in Consumer Research. Journal of Consumer Research, 24(4), 343–373.

I. Labrecque, L., Markos, E., & R. Milne, G. (2011). Online Personal Branding: Processes, Challenges, and Implications. Journal of Interactive Marketing, 21(1), 37–50.

Gil, C. (2021). The End of Marketing: Humanizing Your Brand in the Age of Social Media. Kogan Page Publishers. https://books.google.pt/books?hl=pt-PT&lr=&id=wEJFEAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PP1&dq=humanization+of+brands+scientific+quotes&ots=tPadfzYTh1&sig=fxp3UOPsBfAhJyNYEI8ls3FrgXQ&redir_esc=y#v=onepage&q=Humanize&f=false

Effective Ways To Humanize Your Brand. (s.d.). Pepper Content - Your One-Stop Solution for Content Marketing. https://www.peppercontent.io/blog/5-effective-ways-to-humanize-your-brand/

Downloads

Publicado

26-06-2023

Como Citar

Salgado, C. (2023). Teoria dos Arquétipos e Humanização das Marcas. The Trends Hub, (3). https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5069

Edição

Secção

Artigos