Relações Públicas: A substituibilidade da profissão
DOI:
https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5066Palavras-chave:
Relações Públicas, Marketing, Tecnologia, Comunicação, Substituibilidade de Profissões, ComplementariedadeResumo
As relações públicas são consideradas uma das primeiras formas de comunicação a surgir no mundo. Ao longo dos anos, face ao desenvolvimento tecnológico e ao crescimento económico, surgiram novas formas de comunicação que exigiram que as relações publicas fossem repensadas e adaptadas, e outras áreas que se tornaram mais valorizadas pelo mercado. Com a ascensão de outros métodos de comunicação e dada a possível semelhança de funções, começa a questionar-se a possibilidade de substituição da área das relações-públicas como uma outra, como, por exemplo, o marketing.
Recentemente, a par da criação e do crescente reconhecimento do software, surge um estudo que indica a profissão de relações públicas como uma possível profissão substituível pela inteligência artificial.
Ao longo deste artigo, será explorada a adaptação das relações-públicas às novas áreas da comunicação e às novas necessidades do mercado. Irá ser também analisada a questão da substituibilidade da profissão, se é possível e até que ponto o é, substituir o profissional de relações públicas por uma outra área da comunicação ou, até mesmo, pela inteligência artificial.
Referências
Gruning J.E.(1997) The origins of public relations, Public Relations Review 23(3), 243-258. https://doi.org/10.1080/00947679.1997.12062651
Institute for Public Relations. (n.d.). A brief history of public relations, Retrieved from https://www.intituteforpr.org/history-of-public-relations/
Journal of Marketing. (n.d.). American Marketing Association, Retrieved from https://www.ama.org/journal-of-marketing/?ts=643a9a2961d64
LiveMint. (n.d.). Business news- Latest business news- Stock market updates- Sensex & Nifty today. Retrieved from https://www.livemint.com/
Rindova, V.P., Pollock, T.G., & Hayward, M.L.A.(2006).Marketing and public relations:Exploring the diferences. In Handbook of public relations (pp.103-112). SAGE Publications, Inc. https://doi.org/10.4135/9781412975141.n7
Sudhaman, A. (2010, September 23). The history of public relations, PRWeek. https://www.prweek.com/article/1020656/history-publi-relations
Tye L. (1998). Edward L. Bernays and the birth of public relations, Journalism & Mass Communication Quarterly 75(2), 363-375. https://doi.org/10.1177/107769909807500210
Watson, T. (20215). Public relations and marketing. In The Routledge Companion to Marketing History (pp. 63-78). Routlede. https://doi.org/10.1057/9781137404381_5
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 The Trends Hub
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.