A Sociedade na era digital: os influenciadores e os seus seguidores
DOI:
https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5053Palavras-chave:
Influenciadores, Storytelling, Consumo, Redes Sociais, Marketing Digital, ComportamentoResumo
Num mundo digital, o reconhecimento social é medido pelo número de seguidores nas redes sociais e os/as influencers digitais são um instrumento muito valioso, porque chegam a um público muito vasto, com a vantagem de ser o “seu” público, os “seus” seguidores, um público que os escolheu entre milhares e que considera confiável e importante a sua opinião.
A chegada da pandemia originou o aparecimento de novos criadores de conteúdo e levou a uma mudança do conceito. Estes foram forçados a adaptar os seus conteúdos ao seu público-alvo, assim, o storytelling aparece como estratégia para se conseguir uma conexão emocional com o consumidor.
Neste artigo pretende-se analisar o papel dos/das influencers digitais nas redes sociais e a forma como persuadem os seus seguidores nas suas intenções de compra.
Referências
Agência de influenciadores digitais. (2020). Influenza. https://www.influenza.pt/agencia-influenciadores-digitais/
Aguiar, A. (17 agosto 2018). Instagram: saiba tudo sobre esta rede social! https://rockcontent.com/br/blog/instagram/
ANM. (17 março 2021). A importância do Storytelling e do Branding emocional. https://anmconnection.pt/blog/post/a-importancia-do-storytelling-e-do-branding-emocional
Azevedo, J. (s/d). Entenda sobre os influenciadores digitais e seu impacto nas decisões de consumo e no mercado. https://bagy.com.br/blog/influenciadores-digitais-e-seu-impacto-nas-decisoes-de-consumo/
Bárbara Parada acusada de fraude: “bastante cuidado com a publicidade que ela está a fazer”. (15 março 2023). Inflocul.https://infocul.pt/barbara-parada-acusada-de-fraude-bastante-cuidado-com-a-publicidade-que-ela-esta-a-fazer/
Cunha, M. (25 janeiro 2022). Human to Human (H2H) Marketing and the new business orientation. https://www.softway.net/blog/human-to-human-h2h-marketing-and-the-new-business-orientation/1234/
Dias, L. (7 abril 2016). Storytelling e Marketing. https://knoow.net/cienceconempr/marketing/storytelling-e-marketing/
Ferreira, C.F. (7 março 2023). Influencer marketing vale 20 milhões de euros em Portugal. https://eco.sapo.pt/2023/03/07/influencer-marketing-vale-20-milhoes-de-euros-em-portugal/
Gusmão, A. (20 abril 2022). Afinal, o que faz um digital influencer? Descubra agora! https://rockcontent.com/br/blog/o-que-faz-um-digital-influencer/
Instagram. (s/d). https://www.instagram.com/ consultado a 14 abril de 2023 em https://www.instagram.com/
Moraes, D. (18 março 2020). Entenda o que é tráfego orgânico e por que ele é essencial para sua estratégia online. https://rockcontent.com/br/blog/o-que-e-trafego-organico/
Mota, I. (2022). O Impacto da Pandemia na Utilização das Redes Sociais. Mestrado em gestão. Católica Porto Business School, Universidade Católica Portuguesa.https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/38843/1/203042832.pdf
OGLLOinfluencers. (27 jan. 2023). Influenciadores Digitais e sus impasse nas decisões de consumo. https://www.oglooinfluencers.com.br/influenciadores-digitais-e-seus-impactos-nas-decisoes-de-consumo
Paulillo, J. (s/d). Contação de histórias: bons exemplos de storytelling para se inspirar e vender mais. https://www.agendor.com.br/blog/storytelling-exemplos/
Pessoas+EY. (2 dez. 2020) A importância de storytelling na gestão de pessoas. https://eco.sapo.pt/2020/12/02/a-importancia-de-storytelling-na-gestao-de-pessoas/
Portugal já superou os 20 milhões de euros de investimento em influencers. (8 março 2023). Grande Consumo. https://grandeconsumo.com/portugal-ja-superou-os-20-milhoes-de-euros-de-investimento-em-influencers/
Possas, L. (29 março 2022). Consumidores Digitais: saiba mais sobre esse novo perfil de Cliente e como conquistá-lo. https://peepi.com.br/blog/consumidores-digitais/
Quanto ganham, afinal, as influencers portuguesas com o instagram?. (30 abril 2022). Máxima. https://www.maxima.pt/celebridades/detalhe/quanto-ganham-afinal-asinfluencers-portuguesas-com-o-instagram
Ribeiro, P. (2020). O Poder dos Influenciadores Digitais na Escolha de Produtos de Cuidado de Pele. Tese de Mestrado. Faculdade de Economia da Universidade do Porto. https://sigarra.up.pt/fep/pt/pub_geral.show_file?pi_doc_id=267330
TikTok, (s/d). https://www.tiktok.com/ consultado a 14 abril 2023 em https://www.tiktok.com/
Ventura, L. (23 março 2023). Qual é a pessoa mais seguida no Instagram?
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 The Trends Hub
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.