A Comunicação Digital e o Turismo: Dois Aliados?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5045

Palavras-chave:

Comunicação digital, Turismo, Desafios, Oportunidades, Redes Sociais, Tecnologia

Resumo

Na sociedade atual é essencial ter o acesso à informação em todo e qualquer momento. Com o avanço tecnológico e o aumento significativo da importância da comunicação digital, todas as áreas tornaram-se dependentes da mesma e viram-se obrigadas a apostar cada vez mais neste tipo de comunicação. O setor do turismo não foi exceção já que houve um surgimento de novos perfis de turistas. No presente artigo, apresento uma reflexão acerca da importância e do impacto que a comunicação digital tem no setor do turismo a nível global e nacional.

Referências

Zurab Pololikashvili, Secretary-General of the UNWTO | UNWTO. (s.d.). UNWTO | World Tourism Organization a UN Specialized Agency. https://www.unwto.org/management/zurab-pololikashvili

World travel and tourism council global trends report- 2022. (2022, Agosto).

Simpson, McDonald, Imbsen | World Travel and Tourism Council

USA. https://wttc.org/Portals/0/Documents/Reports/2022/EIR2022-Global%20Trends.pdf

O impacto da transformação digital no setor do turismo. (s.d.). IPDT - Turismo e Consultoria. https://www.ipdt.pt/impacto-transformacao-digital-setor-turismo/

Turismo em portugal | descubra o que temos a oferecer. (s.d.). EduPortugal. https://eduportugal.eu/turismo-em-portugal/

Perfil de turista pós-pandemia: Veja as tendências e prepare sua agência. (s.d.). Busca Milhas. https://buscamilhas.com/perfil-de-turista/

Top three travel trends for 2023. (s.d.). Euromonitor. https://www.euromonitor.com/article/top-three-travel-trends-for-2023

American express travel global travel trends report - 2021. (2020, 1 de janeiro). Kreditkarten, Reisen, Prämien | American Express Deutschland. https://www.americanexpress.com/en-us/travel/discover/get-inspired/global-travel-trends-2021

Sustainable tourism market. (s.d.). Market Research & Business Intelligence | Future Market Insights, Inc. https://www.futuremarketinsights.com/reports/sustainable-tourism-sector-overview-and-analysis

Sustainable development | UNWTO. (s.d.). UNWTO | World Tourism Organization a UN Specialized Agency. https://www.unwto.org/sustainable-development

Virtual tourism market | size, share, growth | 2023 to 2028. (s.d.). Market Data Forecast. https://www.marketdataforecast.com/market-reports/virtual-tourism-market

Airbnb and Uber are tackling Business tourism. (s.d.). TourMaG.com, le média spécialiste du tourisme francophone. https://www.tourmag.com/Airbnb-and-Uber-are-tackling-Business-tourism_a76119.html

Dunne, D. (2022, 27 de janeiro). The future of personalization in the travel industry. Forbes. https://www.forbes.com/sites/danadunne/2022/01/27/the-future-of-personalisation-in-the-travel-industry/?sh=4328d82a3e01

Belén, V. (s.d.). The new technology and travel revolution. Digital Marketing Agency and Consultancy Online | WAM. https://www.wearemarketing.com/blog/tourism-and-technology-how-tech-is-revolutionizing-travel.html

Digital 2022: Global overview report — datareportal – global digital insights. (s.d.). DataReportal – Global Digital Insights. https://datareportal.com/reports/digital-2022-global-overview-report

% of consumers trust word of mouth - buyapowa. (s.d.). Buyapowa. https://www.buyapowa.com/blog/88-of-consumers-trust-word-of-mouth/

Fragoso Fonseca, J. (2021, 21 de julho). A importãncia do marketing relacional no turismo. Diário de Leiria, 6622, p20.

What is the Airbnb effect on the global tourism industry? (s.d.). MercoPress. https://en.mercopress.com/2019/11/25/what-is-the-airbnb-effect-on-the-global-tourism-industry

Advantages and disadvantages of travel technology in the Information Society | BBVA in Switzerland. (s.d.). BBVA.CH. https://www.bbva.ch/en/news/advantages-and-disadvantages-of-travel-technology-in-the-information-society/

Havia casa, mas a reserva era falsa. Mais de 100 turistas de todo o mundo vítimas de golpe no Booking. (s.d.). Multipublicações News. https://multinews.sapo.pt/noticias/havia-casa-mas-a-reserva-era-falsa-mais-de-100-turistas-de-todo-o-mundo-vitimas-de-golpe-no-booking/

Downloads

Publicado

26-06-2023

Como Citar

Moreira, M. (2023). A Comunicação Digital e o Turismo: Dois Aliados?. The Trends Hub, (3). https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5045

Edição

Secção

Artigos