Oportunidades, riscos e desafios do ChatGPT para a comunicação empresarial
DOI:
https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5043Palavras-chave:
ChatGPT, Inteligência Artificial Generativa, Comunicação Empresarial, Personalização de Marketing, Transformação Digital, Comportamento do consumidorResumo
Este artigo explora as oportunidades, riscos e desafios do recurso a ferramentas de inteligência artificial generativa, nomeadamente o ChatGPT, para a comunicação empresarial. É levada a cabo uma revisão de literatura, mencionando vários autores de revistas científicas internacionais atuais, com o objetivo de obter uma investigação atual e pertinente. Neste artigo é apresentada uma análise exaustiva da tecnologia por trás do ChatGPT e procura compreender a influência desta ferramenta de inteligência artificial na era da transformação digital e qual a sua utilização no meio empresarial, considerando também os riscos e oportunidades que o ChatGPT representa para o consumidor. Exploram-se formas de superar os desafios apresentados de forma a melhorar a eficácia do ChatGPT no futuro, a longo prazo.
Por fim, é apresentada uma breve reflexão opinativa sobre os desafios do ChatGPT na comunicação empresarial e o seu futuro na sociedade e nas empresas.
Referências
de Medeiros Jr, A., de Amorim, B. P., Tabata, P. I., & da Cunha Felicissimo, V. R. (2022). Os impactos da Inteligência Artificial nas estratégias de marketing. Refas - Revista Fatec Zona Sul, 9(1), 1-24. https://doi.org/10.26853/Refas_ISSN-2359-182X_v09n01_02
George, A. S., & George, A. H. (2023). A Review of ChatGPT AI's Impact on Several Business Sectors. Partners Universal International Innovation Journal, 1(1), 9-23. https://doi.org/10.5281/zenodo.7644359
Hohenstein, J., Kizilcec, R. F., DiFranzo, D., Aghajari, Z., Mieczkowski, H., Levy, K., . . . Jung, M. F. (2023). Artificial intelligence in communication impacts language and social relationships. Scientific Reports, 13(1), 5487. https://doi.org/10.1038/s41598-023-30938-9
McKinsey Explainers. (2023, January 19). What is generative AI? McKinsey & Company. https://www.mckinsey.com/featured-insights/mckinsey-explainers/what-is-generative-ai
Paul, J., Ueno, A., & Dennis, C. ChatGPT and consumers: Benefits, Pitfalls and Future Research Agenda. International Journal of Consumer Studies, n/a(n/a). https://doi.org/https://doi.org/10.1111/ijcs.12928
Zerfass, A., Moreno, A., Tench, R., Verčič, D., & Buhmann, A. (2022). European Communication Monitor 2022. Exploring diversity and empathic leadership, CommTech and consulting in communications. Results of a survey in 43 countries. Brussels: EUPRERA/EACD. Available at: http://www.communicationmonitor.eu.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 The Trends Hub
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.