Responsabilidade Social das Empresas: O papel da comunicação no combate ao Greenwashing

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5022

Palavras-chave:

Responsabilidade Social nas Empresas, Sustentabilidade, Comunicação Empresarial, Comunicação Interna, Greenwashing

Resumo

Cada vez mais as empresas sofrem uma “pressão” da sociedade e se sentem “obrigadas” a adotar uma postura socialmente responsável. Isto, porque, tem havido uma grande emergência e consequente aumento da importância deste tema na sociedade atual. Porém, esta “pressão” leva a que, muitas vezes, a comunicação que chega ao consumidor a nível de Sustentabilidade e Responsabilidade Social das empresas nem sempre reflita o que realmente acontece dentro das empresas (Greenwashing). Ao longo deste artigo, é abordado o papel da comunicação a nível de Responsabilidade Social das Empresas (RSE), exaltando as vantagens que esta pode trazer à empresa, como por exemplo o combate das práticas de Greenwashing. São abordados também alguns exemplos de empresas que tiveram problemas de comunicação relacionados com a temática.

Referências

Baptista, A. (2022, October 17). Empresas sob "pressão" Para Serem Mais sustentáveis. Expresso. Retrieved April 13, 2023, from https://expresso.pt/iniciativaseprodutos/projetos-expresso/2022-09-23-Empresas-sob-pressao-para-serem-mais-sustentaveis-3a69f564

Barros, I.P. (2020, Semptember 9) Um novo conceito de "empresa sustentável": Uma Análise à problemática do greenwashing, no Contexto Europeu, Debater a Europa. Available at: https://impactum-journals.uc.pt/debatereuropa/article/view/_23_4 (Accessed: April 13, 2023)

Chandrasekhar, A. (2017, November 10). Resposta à crises continua sendo um problema Para Nestlé. SWI swissinfo.ch. Retrieved April 13, 2023, from https://www.swissinfo.ch/por/economia/macarr%C3%A3o-maggi_resposta-%C3%A0-crises-continua-sendo-um-problema-para-nestl%C3%A9/41552406

Comissão das Comunidades Europeias. (2001). Livro Verde - Promover um quadro europeu para a responsabilidade social das empresas. Bruxelas.

Duarte, M. (2021, August 6). Chocolate Coloca Orangotangos em perigo. Guia dos Curiosos. Retrieved April 13, 2023, from https://www.guiadoscuriosos.com.br/blog/comes-e-bebes/nestle-x-greenpeace-um-doce-pelo-orangotango/

Global Reporting Initiative (GRI). (n.d.). Comunicação e Transparência. Retrieved April 14, 2023, from https://www.globalreporting.org/about-gri/what-is-gri/Pages/Communication-and-Transparency.aspx

ISO 26000 - Social Responsibility. ISO. (2020, November 30). Retrieved April 13, 2023, from https://www.iso.org/iso-26000-social-responsibility.html

Martins, C. (2020, November 23). A Evolução da Responsabilidade Social Corporativa. consultoriaambiental. Retrieved April 13, 2023, from https://www.trilhoambiental.org/post/a-evolucao-da-responsabilidade-social-corporativa

Meneguelli, G. (2021) Nestlé de Novo Envolvida em Propaganda gato por lebre: Biscoito com Mel Que Não Tem Mel, greenMe. Available at: https://www.greenme.com.br/consumir/consumo-consciente/83197-nestle-biscoito-com-mel-nao-tem-mel/ (Accessed: April 13, 2023)

Meneguelli, G. (2021) Sanduíche de Atum Que Não Tem Atum: Como a subway se vende Como Empresa Saudável e Você Pode Estar sendo enganado, greenMe. Available at: https://www.greenme.com.br/alimentar-se/alimentacao/83063-sanduiche-de-atum-que-nao-tem-atum-subway/ (Accessed: April 13, 2023)

Promover a responsabilidade social. Ir para a página de entrada. (n.d.). Retrieved April 13, 2023, from https://eportugal.gov.pt/inicio/espaco-empresa/guia-a-a-z/cid-0-faseneg-1-promover-a-responsabilidade-social

World Business Council for Sustainable Develoment (2000). Livro - Corporate social responsibility: Meeting changing expectations (p.8). Geneva, Switzerland.

Downloads

Publicado

26-06-2023

Como Citar

Castro Almeida, M. (2023). Responsabilidade Social das Empresas: O papel da comunicação no combate ao Greenwashing. The Trends Hub, (3). https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5022

Edição

Secção

Artigos