Departamentos de comunicação nos clubes de futebol em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.34630/tth.vi2.4667Palavras-chave:
Departamentos de comunicação, Futebol Profissional, marketing desportivo, criação de conteúdos, redes sociais, conteúdosResumo
Os clubes profissionais de futebol têm vindo a integrar profissionais na área da comunicação impulsionados pela revolução tecnológica e pela utilização das redes sociais de forma massiva. os clubes passaram a tratar a sua imagem de forma mais cuidada e a produção de conteúdos passou a ser mais estruturados e chamativa. Este artigo, demonstra a importância da comunicação no setor da indústria do futebol, as suas funções e preponderância na estratégia de negócio. Apresento neste artigo, algumas das minhas opiniões, fundamentada na experiência e em estudos desenvolvidos à volta do negócio do futebol que comprovam a influência dos departamentos de comunicação na dinamização do negócio adequados à grandeza de cada uma das organizações.
Referências
Pereira, P. M. D. d. C. S. (2013). Marketing desportivo digital: a importância do marketing digital para os clubes desportivos: estudo de caso do FC Porto https://hdl.handle.net/1822/28437
Portugal, L. (2021). Reinventar a comunicação no Futebol em pandemia. Retrieved 2022/05/15 from https://www.ligaportugal.pt/pt/epocas/20202021/noticias/institucional/reinventar-a-comunicacao-no-futebol-em-pandemia/#
Research, F.-I. (2022). Futebol - Principais Clubes da Liga Bwin performance nas Redes Sociais. Retrieved 15/05/2022 from https://foxp2.pt/futebol/
Torquato, G. (2015). Comunicação nas Organizações: Empresas privadas, instituições e setor público [conceitos, estratégias, planejamento e técnicas] Summus Editorial].
Viegas, J. M. M. S. (2012). Marketing no futebol: a comunicação dos clubes da Liga Zon Sagres com os adeptos [Dissertação de Mestrado, http://hdl.handle.net/10362/9284
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 The Trends Hub
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.