Greenwashing - A "Arte" de Bem Parecer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi2.4647

Palavras-chave:

Greenwashing, Sustentabilidade, Corporate Social Responsibility, Meio Ambiente

Resumo

Nunca se falou tanto de sustentabilidade como atualmente. A crescente preocupação com este tema é acompanhada também por um aumento do greenwashing. No presente artigo introduz-se o tema do greenwashing, expondo as principais consequências para consumidores, investidores, empresas e ambiente. Analisam-se alguns fatores que possam explicar as causas deste fenómeno, bem como possíveis soluções para colmatá-lo. As duas principais causas que o explicam são uma Corporate Social Responsibility (CSR) totalmente voluntária e a (falta de) legislação. Como soluções são apontadas a consciencialização dos consumidores através das Organizações Não-Governamentais, uma combinação de CSR voluntária e obrigatória, tripartismo e o treino em liderança e ética.

Referências

Barros, I. P. (setembro de 2020). Um novo conceito de “Empresa Sustentável”: Uma análise à problemática do Greenwashing no contexto europeu. Debater a Europa, 23, pp. 67-90. doi:https://doi.org/10.14195/1647-6336_23_4

Delmas, M. A., & Burbano, V. C. (2011). The Drivers of Greenwashing. California Management Review, 54(1), pp. 64-87. doi:https://doi.org/10.1525/cmr.2011.54.1.64

Furlow, N. E. (2010). Greenwashing in the New Millennium. Jornal of Applied Business and Economics, 10(6), pp. 22-25. Obtido em maio de 2022

Gatti, L., Seele, P., & Rademacher, L. (17 de agosto de 2019). Grey zone in – greenwash out. A review of greenwashing research and implications for the voluntary-mandatory transition of CSR. International Journal of Corporate Social Responsibility, 4(6). doi:https://doi.org/10.1186/s40991-019-0044-9

Laufer, W. S. (2003). Social accountability and corporate greenwashing. Journal of Business Ethics, 43, pp. 253-261. doi:https://doi.org/10.1023/A:1022962719299

Seele, P., & Gatti, L. (2017). Greenwashing Revisited: In Search of a Typology and Accusation-based Definition Incorporating Legitimacy Strategies. Business Strategy and The Environment, 26(2), pp. 239-252. doi:https://doi.org/10.1002/bse.1912

Downloads

Publicado

01-07-2022

Como Citar

Sá Pinto, S. (2022). Greenwashing - A "Arte" de Bem Parecer. The Trends Hub, (2). https://doi.org/10.34630/tth.vi2.4647

Edição

Secção

Artigos