Problema da energia nas obras musicais

Autores

  • Ladan Taghian Eftekhari Escola Superior de Educação do IPG

DOI:

https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i6.2437

Resumo

Ao descrever muitas das obras dos séculos XVIII e XIX, os musicólogos, para indicar uma força, utilizam metáforas indicadoras de energia.
Esta comunicação pretende clarificar o fenómeno energético em algumas obras musicais pertencentes a estes dois séculos da história da música. Tentaremos identificar todos os elementos ou processos musicais que produzem essa sensação de energia: a manifestação, no interior de um discurso musical, de uma mudança rápida e/ou radical; a criação de um estado de extrema tensão; o surgimento de uma situação paradoxal. A análise e funcionamento dessa energia, de facto, não depende de nenhum léxico musical, pondo algumas dificuldades metodológicas. A energia intervém na composição musical de uma obra. De facto, a unidade que define a energia é formada pela combinação de massa, tempo e espaço. Nesse sentido, factores tais como a dinâmica, a altura, o ritmo, a velocidade e o registo, serão estudados.

Downloads

Publicado

2004-01-12

Como Citar

Eftekhari, L. T. (2004). Problema da energia nas obras musicais. Revista Música, Psicologia E Educação, (6), 127–135. https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i6.2437