Cantando para Adormecer

Autores

  • Maria Isabel Ribeiro de Castro Escola Superior de Bragança do IPB

DOI:

https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i6.2434

Resumo

No presente artigo pretende-se discutir a influência da música no sono dos bebés. O trabalho que agora se apresenta insere-se no campo teórico do estudo do efeito da audição da música em fases precoces do desenvolvimento, em particular, o efeito da canção de embalar na transformação e consolidação da arquitectura do sono da criança.
Procurou-se explorar a seguinte hipótese: se o tempo de adormecimento dos bebés é influenciado pela audição de música, então a audição de uma canção de embalar permite que o bebé adormeça mais rapidamente.
Para tal fizemos um estudo exploratório, contextualizado, seguindo um plano ABAB, em que a variável independente – a canção de embalar – era introduzida nos esquemas B. O estudo foi realizado num Jardim de Infância, com 3 bebés de idades compreendidas entre os 4 meses e meio e os 6 meses. Os dados mostram que os bebés demoram menos tempo a adormecer com a audição da canção de embalar.

Downloads

Publicado

2004-01-12

Como Citar

Castro, M. I. R. de. (2004). Cantando para Adormecer. Revista Música, Psicologia E Educação, (6), 89–99. https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i6.2434