O(A) Professor(a) de Canto e o Ensino: percursos e contextos

Autores

  • Natália de Lima Ferreira Conservatório de Música de Braga

DOI:

https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i6.2431

Resumo

O estudo que aqui se apresenta centra-se numa reflexão sobre o/a professor/a de Canto e as suas práticas pedagógicas. O texto procura explicar a realidade educativa do ensino-aprendizagem do Canto à luz dos percursos e contextos vivenciais do professor. A explicação fundamenta-se no tipo de investigação centrada no método qualitativo das Histórias de Vida, onde se analisam as relações e generalizações num contexto de características particulares e singulares.
Partindo do princípio que a concepção da acção educativa não se reduz a um único modelo de professor cujo perfil responda a um ideal universalmente aceite, entende-se que cada professor é diferente e evolui de forma singular na vida profissional, adoptando as suas próprias estratégias no ensino. Existem sim facetas de uns e de outros cujas características globais poderão espelhar o reflexo da nossa própria identidade, perfil, forma de agir e posicionamento na vida prática, no quotidiano. Este artigo sublinha, assim, a necessidade de uma investigação sobre os processos de formação e práticas docentes, numa tentativa de descobrir e reflectir sobre a realidade educativa do ensino-aprendizagem do Canto.

Downloads

Publicado

2004-01-12

Como Citar

Ferreira, N. de L. (2004). O(A) Professor(a) de Canto e o Ensino: percursos e contextos. Revista Música, Psicologia E Educação, (6), 57–68. https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i6.2431