Editorial

Autores

  • Graça Boal-Palheiros Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto
  • Graça Mota Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i6.2426

Resumo

O sexto número da Revista Música, Psicologia e Educação inclui artigos baseados nas comunicações apresentadas na Escola de Outono de 2004. A principal inovação desta VII Escola de Outono foi a participação exclusiva de investigadores portugueses, que apresentaram trabalhos realizados no âmbito de cursos de mestrado e de doutoramento.

Biografias Autor

Graça Boal-Palheiros, Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto

Graça Boal-Palheiros é Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, onde leciona em cursos de Licenciatura e Mestrado e coordena o Mestrado em Educação Musical. É doutorada em Psicologia da Música pela University of Surrey Roehampton, Londres, mestre em Educação Musical pela University of London Institute of Education, bacharel em Pedagogia Musical pelo Instituto Lemmens da Universidade de Lovaina, Bélgica, e licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto. Foi membro da Direção e Comissão Executiva da ISME-International Society for Music Education, presidente da Comissão INA e co-presidente da Comissão de Investigação da ISME (2008-2016). Foi presidente da APEM-Associação Portuguesa de Educação Musical (2006-2012) e diretora da Revista de Educação Musical durante nove anos. Co-fundadora e presidente da Associação Wuytack de Pedagogia Musical. Coordena a formação docente e projectos musicais e editoriais. É investigadora integrada no CIPEM/ INET-md (Pólo do Politécnico do Porto). Os seus interesses incluem audição musical e canto das crianças, formação de professores de música e inclusão social. Serve em Comissões Editoriais das revistas British Journal of Music EducationEufonía OPUS, e Revista Internacional de Educación Musical. Tem publicado em vários países, apresenta em conferências nacionais e internacionais e lecionou em universidades na Bélgica, Brasil, Canadá, Espanha, Estónia, Japão e Reino Unido.

Graça Mota, Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto

(pianista, doutorada em Psicologia da Música pela Universidade de Keele, Reino Unido) foi professora coordenadora do Departamento de Música da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto onde esteve envolvida na formação de professores de Educação Musical durante mais de 25 anos. Mantém uma atividade regular como pianista no duo de piano com Nelly Santos Leite. Atualmente é diretora do CIPEM (Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical) o qual foi recentemente integrado no INET-MD como o polo do Instituto Politécnico do Porto. Pertence à direção do INET-MD e coordena o grupo de investigação em ‘Educação e Música na Comunidade’. O seu trabalho de investigação centra-se na inovação em educação musical, prática musical e inclusão social, música na comunidade e música em prisões femininas. As suas publicações mais recentes incluem: “Thorns and joys in creative collaboration: A project with music education and visual arts students” in In M. S. Barrett (Ed.), Collaborative creative thought and practice in music, 221-238. Farnham, UK: Ashgate (2014); “Thirty years of music and drama education in the Madeira Island: facing future challenges” (em co-autoria com Liliana Abreu), International Journal of Research in Music Education, Vol. 32(3), pp. 360-37 (2014); “Music and drama in primary schools in the Madeira Island – narratives of ownership and leadership” (em co-autoria com Maria José Araújo), Music Education Research, Vol. 15, (3), pp. 275-289 (2013); “Initiating music programs in new contexts: in search of a democratic music education” (em co-autoria com Sergio Figueiredo) in G. McPherson and G. Welch (eds.), The Oxford Handbook of Music Education. Oxford: OUP (2012); “Voices of two young women – Listening to a growing selfhood” in M. S. Barrett & S. Stauffer (Eds.), Narrative Soundings: An anthology of narrative inquiry in music education. Dordrecht, the Netherlands: Springer (2012); “Music in higher education after the Bologna Treaty: Or, in search of a new educational culture” in C. Benedict & P. Schmidt (eds.), NSSE Yearbook, 111(1), pp. 112–132 (2012). Foi presidente da comissão de investigação da International Society for Music Education (ISME) e foi recentemente eleita para a direção da ISME para o biénio 2014-2016.

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Publicado

2004-01-12

Como Citar

Boal-Palheiros, G., & Mota, G. (2004). Editorial. Revista Música, Psicologia E Educação, (6). https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i6.2426