Educação musical em contexto: à procura de uma nova praxis

Autores

  • Graça Mota Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto
  • Jorge Alexandre Costa Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto
  • Anabela Leite Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM)

DOI:

https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i4.2418

Resumo

Este artigo é o resultado de urna primeira análise dos dados recolhidos no âmbito de um projecto de investigação subsidiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Biografias Autor

Graça Mota, Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto

(pianista, doutorada em Psicologia da Música pela Universidade de Keele, Reino Unido) foi professora coordenadora do Departamento de Música da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto onde esteve envolvida na formação de professores de Educação Musical durante mais de 25 anos. Mantém uma atividade regular como pianista no duo de piano com Nelly Santos Leite. Atualmente é diretora do CIPEM (Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical) o qual foi recentemente integrado no INET-MD como o polo do Instituto Politécnico do Porto. Pertence à direção do INET-MD e coordena o grupo de investigação em ‘Educação e Música na Comunidade’. O seu trabalho de investigação centra-se na inovação em educação musical, prática musical e inclusão social, música na comunidade e música em prisões femininas. As suas publicações mais recentes incluem: “Thorns and joys in creative collaboration: A project with music education and visual arts students” in In M. S. Barrett (Ed.), Collaborative creative thought and practice in music, 221-238. Farnham, UK: Ashgate (2014); “Thirty years of music and drama education in the Madeira Island: facing future challenges” (em co-autoria com Liliana Abreu), International Journal of Research in Music Education, Vol. 32(3), pp. 360-37 (2014); “Music and drama in primary schools in the Madeira Island – narratives of ownership and leadership” (em co-autoria com Maria José Araújo), Music Education Research, Vol. 15, (3), pp. 275-289 (2013); “Initiating music programs in new contexts: in search of a democratic music education” (em co-autoria com Sergio Figueiredo) in G. McPherson and G. Welch (eds.), The Oxford Handbook of Music Education. Oxford: OUP (2012); “Voices of two young women – Listening to a growing selfhood” in M. S. Barrett & S. Stauffer (Eds.), Narrative Soundings: An anthology of narrative inquiry in music education. Dordrecht, the Netherlands: Springer (2012); “Music in higher education after the Bologna Treaty: Or, in search of a new educational culture” in C. Benedict & P. Schmidt (eds.), NSSE Yearbook, 111(1), pp. 112–132 (2012). Foi presidente da comissão de investigação da International Society for Music Education (ISME) e foi recentemente eleita para a direção da ISME para o biénio 2014-2016.

Jorge Alexandre Costa, Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto

Jorge Alexandre Costa, natural do Porto, realizou os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto (1988), na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto (1990), na classe do professor Eduardo Lucena, e no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (1995), na classe do professor Pedro Couto Soares. Em 2000, concluiu o mestrado em Ciências da Educação, no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Minho, com a dissertação:A REFORMA DO ENSINO DA MÚSICA NO CONTEXTO DAS REFORMAS LIBERAIS: do Conservatório Geral de Arte Dramática de 1836 ao Conservatório Real de Lisboa de 1841; e, em 2009, o doutoramento em Sociologia da Educação e da Cultura, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, com a tese: O ESPAÇO PÚBLICO COMO HABITUS DE EDUCAÇÃO E CULTURA: os teatros públicos da cidade do Porto, enquanto palcos de realização lírica, na segunda metade do século XIX (1865-1891). É professor adjunto da Unidade Técnica Científica de Música da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP), investigador do Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM), autor e co-autor de diversos projectos de investigação/divulgação, nos domínios da educação e da cultura, e responsável editorial de diversas obras do patrimônio musical nacional. É responsável, desde 2010, pela programação musical da C.M.Matosinhos.

Anabela Leite, Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM)

Anabela Leite é licenciada em Psicologia e mestre em Psicologia da Música pela Universidade do Porto. Também estudou violino e canto no Conservatório de Música do Porto. Depois de terminar a licenciatura, foi Bolseira de Investigação no projecto “Educação Musical em Contexto – à procura de uma nova praxis”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e desenvolvido pelo Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, em colaboração com a EBI de Aves/S. Tomé de Negrelos (Escola da Ponte). Durante dois anos, foi docente a tempo parcial na Escola Superior de Educação do Porto, nas áreas da Psicologia e da Música. Desde 2006, é gestora de projectos educativos no Serviço Educativo da Casa da Música.

Downloads

Publicado

2002-01-10

Como Citar

Mota, G., Costa, J. A., & Leite, A. (2002). Educação musical em contexto: à procura de uma nova praxis. Revista Música, Psicologia E Educação, (4), 67–83. https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i4.2418