Editorial

Autores

  • Graça Mota Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i2.2398

Resumo

Há um ano, o lançamento pelo ClPEM da Revista Música, Psicologia e Educação pretendeu abrir um espaço de diálogo, inédito em Portugal, entre os saberes da Música, da Psicologia e das Ciências da Educação não só numa perspectiva de integração e/ou cruzamento de pesquisas relevantes para as três áreas do saber, em geral, como também, e muito particularmente, na busca de um debate e compreensão fundamentados acerca das questões que se colocam hoje à Educação Musical no seu sentido lato. 

Biografia Autor

Graça Mota, Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto

(pianista, doutorada em Psicologia da Música pela Universidade de Keele, Reino Unido) foi professora coordenadora do Departamento de Música da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto onde esteve envolvida na formação de professores de Educação Musical durante mais de 25 anos. Mantém uma atividade regular como pianista no duo de piano com Nelly Santos Leite. Atualmente é diretora do CIPEM (Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical) o qual foi recentemente integrado no INET-MD como o polo do Instituto Politécnico do Porto. Pertence à direção do INET-MD e coordena o grupo de investigação em ‘Educação e Música na Comunidade’. O seu trabalho de investigação centra-se na inovação em educação musical, prática musical e inclusão social, música na comunidade e música em prisões femininas. As suas publicações mais recentes incluem: “Thorns and joys in creative collaboration: A project with music education and visual arts students” in In M. S. Barrett (Ed.), Collaborative creative thought and practice in music, 221-238. Farnham, UK: Ashgate (2014); “Thirty years of music and drama education in the Madeira Island: facing future challenges” (em co-autoria com Liliana Abreu), International Journal of Research in Music Education, Vol. 32(3), pp. 360-37 (2014); “Music and drama in primary schools in the Madeira Island – narratives of ownership and leadership” (em co-autoria com Maria José Araújo), Music Education Research, Vol. 15, (3), pp. 275-289 (2013); “Initiating music programs in new contexts: in search of a democratic music education” (em co-autoria com Sergio Figueiredo) in G. McPherson and G. Welch (eds.), The Oxford Handbook of Music Education. Oxford: OUP (2012); “Voices of two young women – Listening to a growing selfhood” in M. S. Barrett & S. Stauffer (Eds.), Narrative Soundings: An anthology of narrative inquiry in music education. Dordrecht, the Netherlands: Springer (2012); “Music in higher education after the Bologna Treaty: Or, in search of a new educational culture” in C. Benedict & P. Schmidt (eds.), NSSE Yearbook, 111(1), pp. 112–132 (2012). Foi presidente da comissão de investigação da International Society for Music Education (ISME) e foi recentemente eleita para a direção da ISME para o biénio 2014-2016.

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Publicado

2000-01-10

Como Citar

Mota, G. (2000). Editorial. Revista Música, Psicologia E Educação, (2). https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i2.2398