Gestão de Stresse pelo Empreendedor

Authors

  • Felícia Gameiro
  • Agostinho Inácio Bucha Escola Superior de Ciências Empresariais/ Instituto Politécnico de Setúbal

DOI:

https://doi.org/10.26537/rebules.v0i14.928

Abstract

Hoje, o empreendedorismo é um tema actual e actuante nas diferentes sociedades, cuja diferença reside nos níveis alcançados, nomeadamente social, económico, cultural e político.
Nas sociedades mais desenvolvidas, o empreendedorismo não é só um conceito de negócio, mas um conceito de vida, na medida em que faz parte de um conjunto de transformações que ajudam a construir um desenvolvimento que não pode ser obtido a qualquer preço, mas deverá ser sustentavel, ou seja, deve oferecer mais e melhor qualidade de vida ao ser humano, que hoje é uma das chaves do desenvolvimento.
É importante saber investir na formação de empreendedores de modo a que estes adquiram competências para criar valor para si e para os outros. Generalizando esta ideia, qualquer organização para poder estar no mercado tem de aprender a criar valor para si e para as outras organizações.
O nível de conhecimentos do empreendedor condiciona o seu desempenho e o professor-formador deve assumir um papel pioneiro na preparação dos formandos, ao ensinar-lhes a pensar, a decidir, a analisar e a agir de forma autónoma e independente, com criatividade e por sua conta e risco.
Todo este processo de desenvolvimento pressupõe que o empreendedor aprenda a identificar as causas do stresse e controlar os seus efeitos, pois só assim ele poderá reunir condições para decidir no momento oportuno, ser persistente e equacionar claramente todo um conjunto de características que estão presentes no espírito empreendedor.
Esta preocupação na formação inicial e integrada do empreendedor abrange todo um conjunto de matérias, nomeadamente os conhecimentos de actuação, que permitirão que o empreendedor evolua com base num esforço construtivo e real. 

Published

2009-07:-19

How to Cite

Gameiro, F., & Bucha, A. I. (2009). Gestão de Stresse pelo Empreendedor. Journal of Business and Legal Sciences Revista De Ciências Empresariais E Jurídicas, (14), 89–99. https://doi.org/10.26537/rebules.v0i14.928