True and Fair View

Um Conceito de Geometria Variável

Authors

  • Bruno José Machado de Almeida Escola Superior de Gestão de Tomar - Instituto Politécnico de Tomar

DOI:

https://doi.org/10.26537/rebules.v0i22.1021

Keywords:

true and fair view, present fairly, imagem verdadeira e apropriada, rule principles, rule based

Abstract

De acordo com o parágrafo 46 da estrutura concetual do SNC as demonstrações financeiras devem mostrar uma imagem verdadeira e apropriada, ou apresentar apropriadamente, a posição financeira, o desempenho e as alterações da posição financeira de uma entidade. Todavia, a estrutura concetual do SNC não interpreta diretamente tais conceitos, situação que se pode refletir na qualidade do reporting financeiro apresentado e divulgado. O referencial contabilístico português apresenta, como equivalentes, as noções de true and fair view, presentfairly, fairly reflect ou fair reflection, e silenciando toda a polémica envolvente às expressões apresentadas. Com efeito, a primeira expressão é identificada, com a União Europeia, onde a apresentação e divulgação da informação financeira é baseada num conjunto de princípios — principies — based standards — e pressupõe o exercício de um julgamento, enquanto que as três expressões seguintes traduzem o standard de reporting financeiro, para os Estados Unidos, tendo subjacente a abordagem designado por — rule based standards — A não abordagem do SNC levou-nos a refletir sobre o assunto apresentado, apresentando uma análise multifacetada do conceito. 

Author Biography

Bruno José Machado de Almeida, Escola Superior de Gestão de Tomar - Instituto Politécnico de Tomar

Doutor em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade Complutense de Madrid. Docente na Escola Superior de Gestão de Tomar. Membro Investigador do CERNAS-IPC. Revisor Oficial de Contas.

Published

2013-07:-26

How to Cite

Almeida, B. J. M. de. (2013). True and Fair View: Um Conceito de Geometria Variável. Journal of Business and Legal Sciences Revista De Ciências Empresariais E Jurídicas, (22), 175–190. https://doi.org/10.26537/rebules.v0i22.1021