Um projeto na Educação de Infância: “O que é um zoólogo?”
PDF

Palavras-chave

Matemática
Educação Pré-Escolar
Animais

Como Citar

Carvalho, C., Moreira, M. J., Martins, R., Couto, Ângela, & Maia-Lima, C. (2024). Um projeto na Educação de Infância: “O que é um zoólogo?”. Encontro Nacional De Educação Básica. https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5972

Resumo

A Educação Matemática nos primeiros anos é assumidamente relevante para o desenvolvimento social e pessoal da criança com impacto na sua vida futura. Assim, com vista à aproximação das vivências reais às experiências de aprendizagem proporcionadas nos contextos formais de educação, surge a necessidade de articular a Matemática com as restantes áreas de conteúdo descritas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Silva et al., 2016), de contextualizar as atividades e de considerar as necessidades e interesses das crianças neste processo. Assente nestas premissas, foi desenvolvido um projeto, composto por várias sessões, baseado na questão “O que é um zoólogo?”, e considerando uma visão socioconstrutivista da aprendizagem. O projeto foi implementado com um grupo de nove crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro anos, tendo como temática principal os animais e algumas das suas características, dado este ser um tema do interesse e curiosidade do grupo. Os objetivos do projeto integravam a compreensão e identificação das características dos animais, o desenvolvimento de competências e conhecimentos matemáticos e ainda fomentar o interesse e a curiosidade pela aprendizagem. Na recolha de dados recorreu-se à observação direta e participante e a registos fotográficos e em vídeo, sendo as informações obtidas objeto de uma análise descritiva. Os resultados obtidos demonstram que a articulação da área da Matemática com um tema do interesse das crianças potencia não só o envolvimento do grupo nas atividades, bem como o desenvolvimento de competências pessoais, matemáticas e conhecimentos de outras áreas de conteúdo. Conclui-se que os objetivos foram atingidos, tendo as crianças desenvolvido aprendizagens das diferentes áreas de conteúdo, destacando-se a Matemática e o Conhecimento do Mundo, evidenciadas nos vários registos produzidos nas atividades desenvolvidas.

https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5972
PDF

Referências

Almeida, M. E. (2012). Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EDUCACAO/CULTURADEAPRENDIZAGEM.PDF

Alves, A., & Dense, L. (2019). A importância de trabalhar a matemática na educação infantil. In II Conferência Nacional de Educação Matemática, I Encontro Nacional Pibid/Residência Pedagógica/Matemática-FACCAT, VII Jornada Pedagógica de Matemática do Vale do Paranhana (JOPEMAT), XXV Encontro Regional de Estudantes de Matemática. Taquara RS. https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/31%20CO.pdf

Clements, D., H., & Sarama, J. (2013). Math in the Early Years. Education Commission of the States Journal, 14(5), 1–7. https://www.researchgate.net/publication/258932989

Edo, M., & Ribeiro, M. (2007). A matemática da educação infantil: Contextos criativos de aprendizagem (pp. 595-606). https://webs.uab.cat/mequeedo/wp-content/uploads/sites/99/2016/09/CIANEI_07_0.pdf

Ferreira, C. (2009). A avaliação na metodologia de trabalho de projeto: Uma experiência na formação de professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, 43(1), 143-158.

Massoni, L. (2018). Ilustrações em livros infantis: Alguns apontamentos. DAPesquisa, 7(9), 121-129. https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/13951/9036

Mateus, M. (2011). Metodologia de trabalho de projeto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais. EDUSER: Revista de Educação, 3(2), 3-16.

Nogueira, L., Maia-Lima, C., Couto, A., Almeida, C., & Silva, F. (2020). Uma espiral de aprendizagens em torno do caracol: Uma abordagem STEAM em contexto de creche. Sensos-e, 7(3), 3-14. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3690/1649

Pacheco, J. P., Sousa, J., & Lamela, C. (2018). Aprendizagem baseada em projeto. https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/60079/1/2018.AprendizagemBaseadaProjeto.pdf

Papadakis, S., Kalogiannakis, M., & Zaranis, N. (2017). Improving Mathematics Teaching in Kindergarten with Realistic Mathematical Education. Early Childhood Education Journal, 45, 369–378. https://doi.org/10.1007/s10643-015-0768-4

Rakhimova, M., & Akhmedova, M. (2023). The role os the teacher in the formation of a child in kindergarten. Eurasian Journal of Technology and Innovation, 1(12), 91-97. https://www.in-academy.uz/index.php/ejti/article/view/24141/15864

Sarama, J., & Clements, D. H. (2008). Mathematics in early childhood. Contemporary perspectives on mathematics in early childhood education, 67-94. https://www.academia.edu/21625132/MATHEMATICS_IN_EARLY_CHILDHOOD

Silva, I., Marques, L., Mata, L., & Rosa, L. (2016). Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação.

Smole, K. (2005). A Matemática na educação infantil: A teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Artes Médicas.

Vygotsky, L. (1990). Imagination and creativity in childhood. Soviet Psychology, 28, 84-96.

Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0.