A importância da poesia da tradição oral na formação literária de pequenos leitores: percursos de aprendizagem e práticas sustentadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico
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Palavras-chave

Didática da Poesia para a Infância
Poesia da tradição oral
práticas sustentadas
diálogos interartísticos
competência literária

Como Citar

Alves, S. L. (2024). A importância da poesia da tradição oral na formação literária de pequenos leitores: percursos de aprendizagem e práticas sustentadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Encontro Nacional De Educação Básica. https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5966

Resumo

Esta reflexão enquadra-se no projeto de doutoramento, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia2 e apresenta o resultado de duas propostas didáticas implementadas num grupo do 4.º ano de escolaridade em torno da exploração do género lírico do património literário oral e dos respetivos hipertextos (reescritas).
Para efeitos de análise e estudo, selecionaram-se, na primeira proposta, adivinhas da tradição oral presentes na obra Três Tristes Tigres (2021). Pela forma híbrida como são apresentados os textos de Luísa Ducla Soares nas ilustrações, estas foram tidas em conta nas análises, por constituírem um auxílio na descodificação das adivinhas e por exigirem, a partir de um diálogo interartístico, novas formas de leitura. Considerou-se a produtividade didático-pedagógica da visualidade dos textos verbais e pictóricos e as potencialidades estético-literárias e semântico-pragmátcas das adivinhas, enquanto texto literário.
Na segunda proposta, mobilizaram-se o hipotexto “Se tu Visses o que eu Vi”, constante na obra Eu bem vi nascer o Sol, organizada por Alice Vieira (1994) e o hipertexto “Se tu visses o que vi”, presente na obra Versos que Riem (2016), de João Pedro Mésseder e ilustrada por Ana Biscaia. Procurou-se promover a competência intertextual e a escrita literária, considerando a potencialização e efetivação de uma educação pela arte através do cruzamento do texto literário com outras formas de expressão artística.
Os percursos de aprendizagem evidenciaram que as estratégias utilizadas foram eficazes no favorecimento da apropriação da palavra poética e resultaram em atividades motivadoras que instruíram e permitiram a apreciação da leitura literária.

https://doi.org/10.34630/eneb.vi.5966
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