Resumo
O presente estudo apresenta resultados parcelares de uma prática de ensino supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido na Universidade do Minho e numa escola cooperante, com uma turma do 5.º ano de escolaridade. No total, a intervenção pedagógica decorreu ao longo de 14 sessões, todas com a duração de 90 minutos.
Através deste projeto de intervenção pedagógica, que adotou a metodologia de investigação-ação, propôs-se que fosse desenvolvida uma aprendizagem da língua centrada nos tipos textuais, explorando as caraterísticas prototípicas de textos narrativos e dialogais. Foi conferido papel central à língua portuguesa, mas as atividades promotoras de competências neste âmbito desenvolveram-se em articulação íntima com aquelas a desenvolver em outros âmbitos, de uma forma interdisciplinar, nomeadamente com as componentes do currículo História e Geografia de Portugal, Cidadania e Desenvolvimento e TIC.
Pretendeu-se identificar estratégias de ação pedagógica bem-sucedida no processo de desenvolvimento dos alunos no que concerne às competências de escrita, analisando-se a aprendizagem através de práticas integradoras melhora a sua competência neste domínio.
Os dados obtidos da análise ao teste de diagnóstico (a priori) e da análise ao teste de avaliação/metacognição (a posteriori) revelaram que as estratégias de ação pedagógica foram adequadas, proporcionando um incremento das competências dos alunos em relação à estrutura dos tipos textuais, assim como ao controlo do processo de escrita.
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