PERSPECTIVA DISCENTE ACERCA DOS CONTEÚDOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO CURRÍCULO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE DOCUMENTOS E GOVERNANÇA ARQUIVÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.34630/xiedicic.vi.6771Palavras-chave:
Arquivologia, Tecnologia da Informação, Transversalidade, Estrutura Curricular, Pós-graduaçãoResumo
O mercado de trabalho para o arquivista, seja ele em instituição pública ou privada, está demandando conhecimentos específicos sobre sistemas informatizados para gestão, preservação e acesso aos documentos arquivísticos produzidos em ambientes digitais. Assim, nos leva a pensar que o problema que conduz essa pesquisa está orientado em conhecer como os discentes do PPGDARQ percebem a adequação, a profundidade e a aplicabilidade dos conteúdos de TI em sua formação, frente aos desafios impostos pela transformação digital? Isto posto, nosso objetivo geral: Analisar a percepção dos discentes do PPGDARQ sobre adequação, profundidade e aplicabilidade dos conteúdos de TI no currículo do programa em que estão vinculados. A presente investigação caracteriza-se como exploratória, de natureza aplicada, adotando uma abordagem qualitativa sob a ótica fenomenológico-descritiva. A pesquisa revelou que, embora o currículo inclua disciplinas de TI, há uma percepção por parte dos discentes de que esses conteúdos precisam de mais profundidade e aplicabilidade prática.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.