PRESERVAÇÃO EM ACERVOS FOTOGRÁFICOS

UM ESTUDO DO SISTEMA DE ARQUIVOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/xiedicic.vi.6559

Palavras-chave:

Documento Fotográfico, Método de Preservação, Acervo fotográfico, Sauel

Resumo

RESUMO: A fotografia desde sua produção torna-se registro de fatos e estes em qualquer época, seja no presente ou no futuro, pode ser considerada um meio de produzir conhecimento, por transmitir uma diversidade de informações em seu conteúdo. O tratamento recebido por ela no arquivo permite sua utilização, bem como garantir que suas informações e qualidade sejam mantidas, de acordo com as normas vigentes. Objetivo: A partir da identificação dos métodos e técnicas utilizados para a preservação de documentos fotográficos, analisar as relações entre os métodos e técnicas identificados, com o acesso e recuperação das informações. Metodologia: Como procedimentos metodológicos, usou-se da análise bibliográfica e exploratória, conforme apresenta Lakatos e Marconi e Boenta e Braga para a  sua fundamentação científica. Para para visualizar como o arquivo faz a sua organização, como a bibliografia trata desse tema e como se dá essa relação, utilizou-se das técnicas do estudo de caso. Resultados: Para a análise e discussão deste trabalho usou-se do referencial teórico, das informações colhidas no Sistema de Arquivos da Universidade Estadual de Londrina – SAUEL e da análise exploratória em dois trabalhos sobre esse acervo, desenvolvidos pelas autoras Leandro (2017) e Tonello (2019), afim de visualizar, verificar e levantar como são realizadas a organização e preservação do acervo fotográfico. Conclusão: A pesquisa buscou mostrar a preservação no acervo fotográfico, por meio da análise dos dados coletados. Mostrando que é fundamental para o acervo em questão que os métodos e instrumentos utilizados nessa atividade precisam atender o tipo do arquivo.

Biografia Autor

Ana Cristina de Albuquerque

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (UNESP) Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília.

Docente nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ciência da Informação)

 

Publicado

2026-01-30

Edição

Secção

Artigos