ALTERNATIVAS TEÓRICAS DECOLONIAIS PARA A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
PENSAMENTO DE FRONTEIRA E DIÁLOGO INTERCULTURAL
Palavras-chave:
Ciência da Informação, Diálogo intercultural, Fundamentos teóricos da Ciência da Informação, Pensamento de fronteiraResumo
O pensamento de fronteira se apresenta como lente teórica potente, capaz de iluminar as zonas de contato entre diferentes povos e culturas, fomentando um diálogo intercultural que valorize a diversidade epistêmica e desconstrua o “apartheid epistêmico”. Assim, este estudo busca responder à seguinte questão: como o pensamento de fronteira e o diálogo intercultural podem apresentar o pensamento de fronteira e o diálogo intercultural como alternativas teóricas decoloniais para a Ciência da Informação. Trata-se de estudo, de cunho teórico descritivo-analítico e abordagem qualitativa, que busca "conhecer-com" os sujeitos por meio de uma revisão de literatura, utilizando a imaginação epistemológica A manifestação da colonialidade impõe à Ciência da Informação a responsabilidade de instituir uma vigilância epistêmica constante como estratégia de desconstrução gradual dessa conjuntura macrossocial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.