ESTRUTURAS ÔNTICAS E CLASSIFICAÇÃO UNIVERSAL

A PROPOSTA DE I. DAHLBERG PARA O MAPEAMENTO DE DOMÍNIOS CIENTÍFICOS

Autores

  • Tatiana de Almeida
  • Maria Luiza Campos

DOI:

https://doi.org/10.34630/xiedicic.vi.6721

Palavras-chave:

Estruturas ônticas, Ingetraut Dahlberg

Resumo

Estruturas ônticas[i] e classificação universal (Dahlberg, 1978) foi o tema da palestra apresentada pela Drª Ingetraut Dahlberg em 1977, para a Fundação Sarada Ranganathan ara Ciência da Informação[ii], no Centro de Pesquisa e Treinamento em Documentação, em Bangalore. No contexto da palestra, Dahlberg defende a necessidade de uma estrutura conceitual sistemática que permita organizar o conhecimento de maneira lógica, coerente e universalmente compreensível. Apesar do período em que foi proferida, trata de uma questão clássica e atemporal no âmbito da Organização do Conhecimento e de fundamental importância para o entendimento de teorias de representação, ou seja, para o entendimento dos princípios norteadores utilizados para a elaboração de modelos de domínios  científicos, visando a representação e a recuperação de informações e dados.

Neste sentido, a nossa proposta de pesquisa[iii] enfatiza  a necessidade de trazer para o cerne dos estudos em Organização do Conhecimento a leitura e a discussão de estudos clássicos da área, que apresentem teorias de representação no âmbito da modelagem de domínio. Atualmente, a literatura tem abordado diversos trabalhos de comentadores e críticos das teorias de representação no contexto da modelagem de domínios, que, entre elas, afiguram-se ora contraditórias, ora incompatíveis. Em vista disso, considera-se de fundamental importância, principalmente na esfera acadêmica, entender criticamente os aspectos históricos, epistemológicos e ontológicos que envolvem tais teorias. Para isso, a apresentação de textos fundadores de tais teorias é necessária.

O tema central da palestra de Dahlberg discorre, assim, de uma proposta de teoria de representação para modelagem conceitual de domínios científicos. O texto publicado apresenta a sua proposta, que pode ser considerada como uma meta-classificação, como uma ontologia de fundamentação, para a elaboração de sistemas de classificação para domínios científicos em diversos campos de conhecimento. Ao adotar uma abordagem filosófica e epistemológica, a autora destaca o papel das categorias ontológicas como base para a representação do conhecimento científico, propondo um modelo de classificação que privilegia a racionalidade e a precisão conceitual.

Downloads

Publicado

2026-01-13

Edição

Seção

Artigos