Extinção de um Centro de Memória da extensão universitária: impactos informacionais da descontinuidade e da perda de conhecimento na perspectiva da Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.34630/xiedicic.vi.6680Palavras-chave:
Memória universitária, Comunicação, ExtinçãoResumo
O encerramento de centros de memória universitários representa um risco concreto à conservação do patrimônio informacional acumulado ao longo de anos de práticas institucionais. No contexto da extensão universitária — que articula saberes acadêmicos e populares — essa perda assume contornos ainda mais críticos. Este trabalho objetiva refletir sobre os impactos informacionais e documentais decorrentes da desativação de um centro de memória voltado à preservação das ações de extensão em uma universidade pública brasileira, que atuou por 15 anos como repositório de registros, documentos, relatos e acervos. A ausência de estratégias de custódia e continuidade pode comprometer seriamente a memória institucional e o acesso à informação de interesse público, acadêmico e científico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.