REDES DE COMUNIDADES DE ATENÇÃO NO X (TWITTER) SOBRE TRATAMENTO AMBULATORIAL PRECOCE DE COVID-19

UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Marília Catarina Andrade Gontijo
  • Ronaldo Ferreira de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.34630/xiedicic.vi.6648

Palavras-chave:

Altmetria, COVID-19, Redes de comunidades de atenção online, impacto social

Resumo

O surgimento de novos estudos métricos da informação, como a altmetria, possibilitou que se meçam o impacto da disseminação e a recepção de resultados de pesquisas científicas tanto dentro da academia quanto fora dela, principalmente em mídias e redes sociais virtuais.

Nesses ambientes, o público interessado pelas pesquisas científicas pode se agrupar em redes de comunidades de atenção online, sendo suas características compreendidas por análises altmétricas, levando em consideração os interesses em comum e os tipos de redes de relacionamentos (Alperin, Gomez & Haustein, 2019).

Tais análises têm se mostrado potenciais ao demonstrar perspectivas teóricas e metodológicas significativas (Araújo & Costas, 2024), podendo ser aplicadas em qualquer área do conhecimento e sobre qualquer assunto em evidência. No quadro da pandemia do coronavírus (COVID-19), são muitos os estudos que abrangem o engajamento do público e seus grupos de interesse, buscando mapear as redes de comunidades de atenção online por todo o mundo e compreender o possível impacto social.

Assim, o presente estudo de caso tem como objetivo analisar as redes de comunidades de atenção online do artigo científico sobre COVID-19 mais mencionado na rede social X (antigo Twitter) no mundo por meio de técnicas altmétricas.

Downloads

Publicado

2026-01-13

Edição

Seção

Artigos