BIBLIOTECONOMIA ANTIRRACISTA NA FORMAÇÃO CONTINUADA

horizontes para a atuação da licenciatura em biblioteconomia

Authors

  • Elisamara Gurgel Domingos de Carvalho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Ester da Silveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Flávia Dutra Rodrigues Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Nathália Romeiro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Mariana Acorse Lins de Andrade Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34630/xiedicic.vi.6859

Keywords:

Biblioteconomia antirracista, Licenciatura em Biblioteconomia, formação continuada

Abstract

O artigo discute o papel da Licenciatura em Biblioteconomia na promoção de uma Biblioteconomia Antirracista, diante da persistente ausência de literaturas étnico-raciais nos currículos dos cursos de Biblioteconomia no Rio de Janeiro, fenômeno que evidencia o racismo estrutural e epistêmico na área. Parte-se da distinção entre Biblioteconomia Negra e Biblioteconomia Antirracista, destacando que a simples inclusão de temáticas raciais não garante práticas efetivamente antirracistas, sendo necessário um compromisso ativo com o enfrentamento do epistemicídio e do trauma racial no contexto universitário.

A pesquisa, de natureza teórico-reflexiva, qualitativa, bibliográfica e documental, analisa legislações, diretrizes educacionais e produção científica, com foco nas políticas de educação das relações étnico-raciais e na formação docente em Biblioteconomia. Os resultados apontam que a formação continuada, a inserção de disciplinas específicas, a produção acadêmica e os projetos de extensão são estratégias fundamentais para fortalecer práticas antirracistas no campo biblioteconômico e educacional. Destaca-se também o protagonismo de espaços coletivos e científicos que articulam informação, relações étnico-raciais e decolonialidade.

Conclui-se que a Licenciatura em Biblioteconomia possui grande potencial transformador, ao articular competências pedagógicas e informacionais capazes de promover uma prática profissional crítica, inclusiva e comprometida com o enfrentamento do racismo, das desigualdades e dos preconceitos, contribuindo diretamente para a consolidação da Biblioteconomia Antirracista.

Published

2026-01-30

Issue

Section

Artigos