O Impacto Como Matéria: Impacto Da Revolução Industrial Na Estética Contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.34630/e-rei.vi13.6334Palavras-chave:
Materialidade, Fenomenologia, Industrial, ArteResumo
Esta investigação propõe-se a explorar a interseção entre a materialidade industrial e a sua incorporação na prática artística contemporânea, adotando uma perspetiva fenomenológica para investigar como materiais industriais, podem transformar-se em veículos de expressão artística sensível e poética. Adotando uma perspetiva teórica e crítica, analisa-se de que forma a industrialização reconfigurou a perceção do mundo moderno e influenciou a produção artística. Dividido em três secções, o estudo inicia-se com uma análise da Revolução Industrial enquanto fenómeno transformador das estruturas económicas, sociais e culturais, enfatizando o seu impacto na relação entre arte e tecnologia.
Analisa-se posteriormente como a estética do industrial pode subverter perceções tradicionais, oferecendo uma experiência sensorial complexa e diversificada. Para isso, recorrem-se a conceitos de Maurice Merleau-Ponty, Edmund Husserl, Martin Heidegger e Gilles Deleuze e Félix Guattari, que permitem compreender a industrialização não apenas como um processo mecânico, mas como um elemento estruturante da perceção contemporânea. A terceira parte examina o industrial como elemento central da prática artística, evidenciando como diferentes artistas exploram materiais, processos e referências industriais na criação de obras que questionam os limites da arte e da experiência estética. Esta abordagem visa demonstrar a relevância teórica e prática de um diálogo entre a arte e a industrialização, sublinhando o modo como a produção artística contemporânea repensar os vestígios da paisagem, conferindo-lhes novas dimensões expressivas e conceptuais. Esta estrutura visa ampliar o diálogo entre a prática artística e a experiência estética, reforçando a capacidade da arte contemporânea de enriquecer a compreensão humana.
Referências
Ashby, M. F., & Johnson, K. (2014). Materials and Design: The Art and Science of Material Selection in Product Design (3rd ed.). Butterworth-Heinemann.
Ashton, T. S. (1997). The Industrial Revolution: 1760-1830. Oxford University Press. Augé, M. (1995). Non-places: Introduction to an anthropology of supermodernity. Verso
Bijker, W. E. (1997). Of bicycles, bakelites, and bulbs: Toward a theory of sociotechnical change. MIT Press. Bishop, C. (2005). Installation Art: A Critical History. Tate Publishing.
Bois, Y.-A., & Krauss, R. E. (2005). Art Since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodernism. Thames & Hudson.
Celant, G. (1985). Arte Povera. Electa.
Celant, G. (1985a). Arte Povera: History and Stories. Electa.
Clark, T. J. (1999). The Painting of Modern Life: Paris in the Art of Manet and his Followers. Princeton University Press.
Danto, A. (1981). The Transfiguration of the Commonplace: A Philosophy of Art. Harvard University Press.
de Vries, J. (2008). The Industrious Revolution: Consumer Behavior and the Household Economy, 1650 to the Present. Cambridge University Press.
Deleuze, G., & Guattari, F. (1987). A Thousand Plateaus: Capitalism and Schizophrenia. University of Minnesota Press.
Dormer, P. (1997). The art of the maker: Skill and its meaning in art, craft and design (p. 64). Thames & Hudson.
Foster, H. (2014). Bad New Days: Art, Criticism, Emergency. Verso.
Foster, H. (2002). Design and Crime (And Other Diatribes). Verso.
Foster, H. (2004). The Return of the Real: The Avant-Garde at the End of the Century. MIT
Press Gale, W. K. V. (1969). The British Iron and Steel Industry: A Technical History.
David & Charles. Getlein, M. (2008). Living with Art. McGraw-Hill Education.
Gibson, A. (1990). Minimal art: A critical anthology. University of California Press.
Harrison, C., & Wood, P. (Eds.). (2003). Art in theory (1900-2000): An anthology of changing ideas. Blackwell Publishing.
Heidegger, M. (2008). Ser e tempo (M. F. Sá, Trad., 14a ed.). Edições 70. (Obra original publicada em 1927) Hobsbawm, E. J. (1969). Industry and Empire: From 1750 to the Present Day. Penguin Books.
Husserl, E. (1931). Ideas: General Introduction to Pure Phenomenology (W. R. Boyce Gibson, Trans.). Macmillan. (Obra original publicada em 1913)
Husserl, E. (1988). Meditações Cartesianas (J. Ferreira, Trans.). Editora Pensamento. (Obra original publicada em 1931).
Irwin, R. (1985). Being and Circumstance: Notes Toward a Conditional Art. Lapis Press.
Ive, J. (2016). Designed by Apple in California.
Apple Inc. Krauss, R. (1999). Aesthetic theory. Columbia University Press.
Krauss, R. (1977). Passages in Modern Sculpture. MIT Press.
Krauss, R. (1999). The Optical Unconscious. MIT Press.
Krauss, R. (1986). The Originality of the Avant-Garde and Other Modernist Myths. Cambridge: MIT Press.
Kwon, M. (2004). One place after another: Site-specific art and locational identity. MIT Press.
Landes, D. S. (2003). The Unbound Prometheus: Technological Change and Industrial Development in Western Europe from 1750 to the Present. Cambridge: Cambridge University Press.
Lange-Berndt, P. (2015). The Materiality of the Image: Art and Its Matter. Yale University Press.
Lippard, L. (1973). Six Years: The Dematerialization of the Art Object. University of California Press. McCreight, T. (2011). The Complete Metalsmith: An Illustrated Handbook. Davis Publications.
McEvilley, T. (2005). The Triumph of Anti-Art: Conceptual and Performance Art in the Formation of Post- Modernism. McPherson & Company.
Meyer, J. (2001). Minimalism: Art and Polemics in the Sixties. Yale University Press.
Merleau-Ponty, M. (2006). Fenomenologia da percepção (C. C. Costa, Trad., 4a ed.). Martins Fontes. (Obra original publicada em 1945).
Mokyr, J. (2009). The Enlightened Economy: An Economic History of Britain 1700-1850. Yale University Press
Munroe, A. (2005). The third mind: American artists contemplate Asia, 1860-1989. Guggenheim Museum.
O'Doherty, B. (2009). Inside the White Cube: The Ideology of the Gallery Space. University of California Press.
Potts, A. (2000). The Sculptural Imagination: Figurative, Modernist, Minimalist. Yale University Press. Rose, B. (1972). American Painting: The Twentieth Century. Skira.
Sartre, J.-P. (1992). O ser e o nada: Ensaio de ontologia fenomenológica (P. Perdigão & R.
Barbosa, Trads., 3a ed.). Editora Vozes. (Obra original publicada em 1943).
Schivelbusch, W. (1995). Disenchanted night: The industrialization of light in the nineteenth century (A. Davies, Trans.). University of California Press.
Stallabrass, J. (2001). High Art Lite: British Art in the 1990s. Verso.
Standage, T. (1998). The Victorian Internet: The Remarkable Story of the Telegraph and the Nineteenth Century's On-line Pioneers. Walker and Company.
Stearns, P. N. (2021). The industrial revolution in world history. Routledge.
Stiegler, B. (2004). Symbolic Misery: Volume 1, The Hyperindustrial Epoch. Cambridge: Polity Press.
Sudjic, D. (2009). The language of things: Understanding the world of desirable objects (p. 54). W. W. Norton & Company.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 E- Revista de Estudos Interculturais

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.